Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julio 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumen
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
Maria Anastácia Manzano,
Gustavo Schulz Gattino,
A COMPOSIÇÃO DE CANÇÕES COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA EM MUSICOTERAPIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 18 – 2015
-
Marina Freire,
Aline Moreira,
Arthur Kummer,
PROTOCOLO DE ATENDIMENTO DE MUSICOTERAPIA IMPROVISACIONAL MÚSICO-CENTRADA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 18 – 2015
-
Gina Paola Ramos Aroca,
EFECTOS DEL CORO TERAPEUTICO SOBRE LA CALIDAD DE VIDA EN POBLACION ADULTA MAYOR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Douglas Nogueira Santos,
Hérica Correa Leonel de Pontes,
Juliana Rodrigues Soares,
Adriana Leite Martins,
A INFLUÊNCIA DA MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Daniéli Busanello Krob,
Laura Franch Schmidt da Silva,
“COMIGO NÃO, VIOLÃO!”: MUSICOTERAPIA COM MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
-
Patricia L. Sabbatella,
Melissa Mercadal-Brotons,
PERFIL PROFESIONAL Y LABORAL DE LOS MUSICOTERAPEUTAS ESPAÑOLES: UN ESTUDIO DESCRIPTIVO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 17 – 2014
-
Mariana Carvalho Caribé de Araújo Pinho,
Belkis Vinhas Trench,
MUSICOTERAPIA E O CUIDADO AO CUIDADOR: UMA EXPERIÊNCIA JUNTO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA FAVELA MONTE AZUL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
-
Rosemyriam Cunha,
Cynara Molina de Freitas,
Felipe de P. Silva,
Fernanda Perla R. A.Aragão,
Fernando Toshikazu Senda,
Henryque de M. Cunha,
Júlia A. Ramos,
Maico A. Lourenção,
Stefanie M. Reis,
Musicoterapia en la enseñanza remota
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Rosemyriam Cunha,
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA MUSICOTERAPIA EM GRUPO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
-
José Davison da Silva Júnior,
Leomara Craveiro de Sá,
Maria Márcia Bachion,
INTERFACES ENTRE MUSICOTERAPIA E BIOÉTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.