Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julio 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumen
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
Sofia Cristina Dreher,
A MUSICOTERAPIA E SUA INSERÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS – ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Reinaldo Lafuza Junior,
Sheila Beggiato,
LA PERSPECTIVA DE LOS MUSICOTERAPEUTAS SOBRE LOS FENÓMENOS INTERACTIVOS EN EL TRABAJO CON GRUPOS EN SALUD MENTAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Claudia Regina de Oliveira Zanini,
Clara Márcia Piazzetta,
Bárbara Trelha,
Leonardo Borne,
Leonardo Albuquerque,
MUSICOTERAPEUTAS PESQUISADORES – UMA ATUALIZAÇÃO DE DADOS E SUGESTÕES PARA FUTUROS ENCAMINHAMENTOS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Thâmile Ferreira Vidiz,
Claudia Regina de Oliveira Zanini,
Ângela Alessandri Monteiro de Castro,
Marcela Emília Carelli de Siqueira,
A MUSICOTERAPIA E O USO DAS CANÇÕES RELIGIOSAS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA SOB HEMODIÁLISE
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Leila Verônica da Costa Albuquerque,
Juliana Ciarlini Costa,
Ghirlanny da Costa Albuquerque,
Gislei Frota Aragão,
TÉCNICA PROVOCATIVA MUSICAL COMO POSSIBILIDADE TERAPÊUTICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI: UM RELATO DE CASO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 25 – 2018
-
Daniela Amorim Faria,
André Brandalise,
AUTORREGULAÇÃO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DA MUSICOTERAPIA E DE OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 23 – 2017
-
André Brandalise,
UMA EXPERIÊNCIA DE ADAPTAÇÃO: UM ESTUDO QUALITATIVO ‘ARTS-BASED’ EM COMBINAÇÃO COM MODELO HEURÍSTICO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 20 – 2016
-
Marina Reis Toffolo,
Mara Reis Toffolo,
IMPROVISAÇÃO NO SETTING MUSICOTERÁPICO: UMA EXPERIÊNCIA COM PACIENTES ADULTOS CEGOS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Patricia L. Sabbatella,
El Desarrollo Profesional De La Musicoterapia: Un Diseño De Investigación En El Contexto Iberoamericano
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IV – NÚMERO 5 – 2001
-
Ledjane Neves de Oliveira,
Cristina Peres Cardoso,
CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇA HOSPITALIZADA: EFEITOS DA MÚSICA COMO TERAPÊUTICA COMPLEMENTAR NO CUIDAR EM PEDIATRIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 17 – 2014
<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.