Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julio 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumen
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
Noemi Nascimento Ansay,
Hitos de la creación del campo de la musicoterapia en Paraná: 50 años de AMT-PR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Rosemyriam Cunha,
Lisa Lorenzino,
Musicoterapia e investigación cualitativa: diálogos
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Daniel Santana,
Veronica Lelis,
Waleska Tigre,
Estela Candido,
TELE-SERVICIO DE MUSICOTERAPIA A UN GRUPO DE MUJERES EN DISTANCIA SOCIAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Sarah Helander,
Gustavo Gattino,
Erik Baumann,
CÓMO SE PERCIBE LA MUSICOTERAPIA EN UNA UNIDAD DE QUIMIOTERAPIA PEDIÁTRICA AMBULATORIA DE UN HOSPITAL PERUANO: INFORME DE UNA EXPERIENCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Patricia Pellizzar,
MUSICOTERAPIA COMUNITARIA, CONTEXTOS E INVESTIGACIÓN
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Bruna Meneses,
Fernanda Santos,
Giovana Brizolla,
Lívia Quintanilha,
Luiz Costa-Lima Neto,
Naurinei Costa,
Paulo Alexandre Monteiro,
Suzana de Alencar Freitas,
Vinicius Martins,
MUSICOTERAPIA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MUSICALIZAÇÃO TERAPÊUTICA: UMA ENTREVISTA COM ANA SHEILA TANGARIFE
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
-
Ítalo Mazoni dos Santos Gonçalves,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
La práctica de la Musicopsicoterapia evidenciada en artículos del Brazilian Journal of Music Therapy entre 1996 y 2010
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Biank Tomaz Gonçalves,
Michele de Souza Senra,
Lia Rejane Mendes Barcellos,
Relaciones afectivas y trastorno del espectro autista: dos reportes de casos en musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Caio Fabio Pereira da Silva,
Mauro Pereira Amoroso Anastacio Junior,
El Maracatu de Baque Virado como herramienta musicoterapéutica: la experiencia de Maracatu Quebramuro
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Maria Luiza Silva Pinho,
Verônica Magalhães Rosário,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Musicoterapia com mujeres: una encuesta a partir de la experiencia de profesionales y estudiantes en Brasil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.