Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julio 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumen
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
Gustavo Andrade de Araujo,
Gustavo Schulz Gattino,
Júlio César Loguercio Leite,
Lavínia Schüler-Faccini,
O TRATAMENTO MUSICOTERAPÊUTICO APLICADO A COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS EM UM ENSAIO CONTROLADO RANDOMIZADO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Mariane Oselame,
Ruth Barbosa Machado,
Marly Chagas,
UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DA MUSICOTERAPIA EM DIREÇÃO À PROMOÇÃO DA SAÚDE
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
André Brandalise,
O ERRO E O MUSICOTERAPEUTA CLÍNICO BRASILEIRO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Fernanda Valentin,
Leomara Craveiro de Sá,
Elizabeth Esperidião,
PRÁTICAS MUSICOTERAPÊUTICAS EM GRUPO: PLANEJAR PARA INTERVIR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Mariângela da Silva Sposito,
Rosemyriam Cunha,
MUSICOTERAPIA PARA ANGEL. AUTISMO, RITMO E UM ESPAÇO-TEMPO DE SER
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Luciana Steffen,
CANTAR: ELEMENTOS NÃO VERBAIS E ESTADOS DE HUMOR NO PROCESSO MUSICOTERAPÊUTICO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Marcello Santos,
Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro,
MUSICOTERAPIA EM AÇÃO: PRIMEIROS MOVIMENTOS DA INVENÇÃO DE UMA PROFISSÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Danielle Duleba Duleba,
Talita Rodrigues Nunes,
"QUANDO TU SOLTAR A MINHA VOZ” PROPOSTA PARA AMPLIAR UM OLHAR MUSICOTERÁPICO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
-
Niels Hamel,
MUSICOTERAPIA: A ESCUTA TERAPÊUTICA DA LINGUAGEM MUSICAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
-
Eliane Faleiro de Freitas Nascimento,
A ATUAÇÃO DO MUSICOTERAPEUTA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EXPERIÊNCIA CLINICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.