Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julio 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumen
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
Mariana Cardoso Puchivailo,
Adriano Furtado Holanda,
A HISTÓRIA DA MUSICOTERAPIA NA PSIQUIATRIA E NA SAÚDE MENTAL: DOS USOS TERAPÊUTICOS DA MÚSICA À MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Elisa Cristina Sousa Inácio,
A improvisación musical em el trabajo musicoterapéutico con um paciente con Transtorno del Espectro Autista: informe de experiencia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Alfonso López Ruiz,
ELEMENTOS DEL ENCUADRE TERAPÉUTICO PARA LA CREACIÓN DEL VÍNCULO ENTRE PACIENTE Y TERAPEUTA EN EL ABORDAJE PLURIMODAL EN MUSICOTERAPIA (APM)
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
-
Fernanda Valentin,
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Maria Inês Gandolfo Conceição,
Ana Paula Gonçalves dos Santos,
MÚSICA E MUSICOTERAPIA COM FAMÍLIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 18 – 2015
-
Felipe Freddo Breunig,
Gustavo Araújo,
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA MUSICOTERAPIA NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E NA SAÚDE MENTAL COLETIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
-
Isabel Bellver Vercher,
Ana Alegre Soler,
Karina Daniela Ferrari,
CUESTIONARIO CISMA - CUESTIONARIO DEL IMPACTO DE LAS SESIONES DE MUSICOTERAPIA EN PACIENTES ADULTOS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Henryque de Medeiros Cunha,
Rosemyriam Cunha,
Gislaine Cristina Vagetti,
Brazilian Journal of Music Therapy publications from 2009 to 2019: a scope review
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Cláudia Fernandes Laham,
Cristiane Amorosino,
MUSICOTERAPIA E CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO TEÓRICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
-
Pollyanna Ferrari,
Lucas Antunes Tibúrcio,
Ana Carolina Arruda,
O MOVIMENTO ESTUDANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA MUSICOTERAPIA: A EXPERIÊNCIA DO CAMT-RJ/CBM-CEU
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Tereza Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Eliane Correia Miotto,
Shirlene Vianna Moreira,
MUSICOTERAPIA, REABILITAÇÃO COGNITIVA E DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 17 – 2014
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.