Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julio 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumen
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
Ana Lea Maranhão Baranow,
Musicoterapia, Material Sonoro e Música Contemporânea
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO V – NÚMERO 6 – 2002
-
Sandro Santos da Rosa,
Júlio Cézar Adam,
Laura Franch Schmidt da Silva,
MUSICOTERAPIA E CUIDADO HUMANO: A MÚSICA E A REABILITAÇÃO DE PESSOAS QUE FAZEM USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Gláucia Tomaz Marques Pereira,
Larissa Aparecida Teixeira Chaves,
A MÚSICA COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO DA REABILITAÇÃO AUDITIVA: TRANSDISCIPLINARIDADE ENTRE MUSICOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Graciela Broqua,
RITMOS COTIDIANOS ANTES Y DURANTE LA CUARENTENA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Fernanda Perla R. A. Aragão,
Felipe de Paula Silva,
Sheila M. Ogasavara Beggiato,
El Canto de Cuentos: relato de una experiencia a partir de la adaptación de la técnica de cuentacuentos
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Yadira Albornoz,
TEORÍA DE MUSICOTERAPIA IMPROVISATORIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
André Brandalise,
MUSICOTERAPIA MÚSICO-CENTRADA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Liliam Cafiero Ameal,
Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets,
Alfred Sholl-Franco,
UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 27 – 2019
-
Silene Aparecida Santana Jacinto,
Ramon Werner Heringer Gutierrez,
Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets,
O IMPACTO DAS SENSAÇÕES DE PRAZER PROPORCIONADAS PELA MÚSICA EM ATENDIMENTO MUSICOTERAPÊUTICO COM PACIENTES HOSPITALIZADOS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
-
Leila Brito Bergold,
Marly Chagas,
Neide Aparecida Titonelli Alvim,
Dirce Stein Backes,
A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NA HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR: INTERFACES DA MUSICOTERAPIA E ENFERMAGEM
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.