Artigos
ANO XIX – NÚMERO 22 – 2017
FEEDBACK EM MUSICOTERAPIA GRUPAL
- Marcus Vinícius Alves Galvão
- Claudia Regina de Oliveira Zanini
-
Enviado
-
29 marzo 2021
-
Publicado
-
30-06-2017
Resumen
O feedback, termo com o significado de retroalimentação, é
compreendido como um processo amplo e necessário, seja em terapia ou em outros contextos, sendo multiconceituado. A ação de dar ou receber feedback refere-se também ao processo musicoterapêutico. O presente estudo, resultado de um projeto vinculado ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Cientifica (PIVIC), trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, observando o feedback e sua utilização no setting musicoterápico. Foram realizadas observações de filmagens de sessões grupais, com o objetivo de compreender e observar como se dá o feedback no decorrer das sessões de Musicoterapia no contexto grupal. Considera-se que ter consciência dos feedbacks que emergem no processo musicoterapêutico é um aspecto fundamental para seu desenvolvimento e, a partir de tal ação, torna-se possível realizar adaptações e reflexões sobre a condução do grupo, viabilizando melhores relações intra e interpessoais.
-
Marco Antonio Carvalho Santos,
RECONHECIMENTO, IDENTIDADE E MUSICOTERAPIA – PENSANDO SOBRE OS 20 ANOS DA REVISTA BRASILEIRA DE MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 20 – 2016
-
Mariana Cardoso Puchivailo,
Adriano Furtado Holanda,
A HISTÓRIA DA MUSICOTERAPIA NA PSIQUIATRIA E NA SAÚDE MENTAL: DOS USOS TERAPÊUTICOS DA MÚSICA À MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Mariana Késsia Andrade Araruna,
Renato Tocantins Sampaio,
Adecuación del protocolo clínico para el paciente con afasia global y disartria por secuelas de acv isquémico
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Clara Marcia Piazzetta,
Noemi Nascimento Ansay,
Rosemyriam Cunha,
CENTRO DE ATENDIMENTO E PESQUISA EM MUSICOTERAPIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE CURITIBA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Luciene Geiger,
Gustavo Andrade de Araujo,
CONTRIBUIÇÕES DA MUSICOTERAPIA PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 23 – 2017
-
Mayara Divina Teles Niceias,
Lara Teixeira Karst,
Elizena Cristina Fleury e Cunha,
Eliamar Aparecida de Barros Fleury,
A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DO OUTRO SOB A PERSPECTIVA DA ÉTICA E DA ALTERIDADE: UMA ESCUTA MUSICOTERAPÊUTICA À CRIANÇA COM CÂNCER
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Leticia Lima Dionizio,
Marina Horta Freire,
MUSICOTERAPIA E ESPIRITUALIDADE: A MÚSICA CRISTÃ NO CONTEXTO MUSICOTERAPÊUTICO HOSPITALAR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 25 – 2018
-
Michelle de Melo Ferreira,
CONSTRUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR DE MUSICOTERAPIA NO BRASIL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Silene Aparecida Santana Jacinto,
Ramon Werner Heringer Gutierrez,
Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets,
O IMPACTO DAS SENSAÇÕES DE PRAZER PROPORCIONADAS PELA MÚSICA EM ATENDIMENTO MUSICOTERAPÊUTICO COM PACIENTES HOSPITALIZADOS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
-
Andressa Arndt,
Sheila Volpi,
A CANÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MUSICOTERAPIA: HISTÓRIA DE MULHERES EM SOFRIMENTO PSÍQUICO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.