Este trabalho relata a experiência da musicoterapia em um grupo terapêutico breve on-line, durante a pandemia da COVID-19, com foco na promoção da saúde mental de universitários. Trata-se de uma investigação qualitativa, exploratória descritiva, que utilizou as narrativas dos participantes envolvidos no processo terapêutico grupal. Participaram da ação 13 estudantes universitários, selecionados via formulário de inscrição. O grupo foi coordenado por uma psicóloga, uma musicoterapeuta e dois observadores-participantes, estudantes de musicoterapia. Utilizou-se as gravações em vídeo, relatórios e as interações no chat durante os encontros para análise de dados. A partir dos dados, foram criadas quatro categorias: playlist musicoterapêutica, carta-canção, roda do despejo e programa de rádio. Pôde-se evidenciar o valor e o papel das experiências musicais utilizadas, ao gerar no grupo fatores terapêuticos como: universalidade, instilação de esperança, catarse, integração grupal e aprendizagem interpessoal. Portanto, a musicoterapia, como intervenção no ambiente virtual, possibilitou a percepção de impacto positivo em saúde mental pelos estudantes, que relataram melhorias na autoestima, no humor, na expressividade, na escuta de si e dos demais participantes.
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