Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO III – NÚMERO 4 – 1998

A influência das Músicas Infantis no Desenvolvimento Psicomotor da Criança

  • Anna Lúcia Leão López
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.4.1998.148
Enviado
20 maio 2021
Publicado
30-06-1998

Resumo

O objetivo deste artigo é enfocar a importancia da linguagem musical e seus elementos constitutivos no desenvolvimento psico­motor infantil, A reflexão sobre este tema é oriunda da prática musicoterápica e do estudo da psicomototricodades, levando a observações significativas a respeito da intrínseca relação música/movimento.

Referências

  1. AJURIAGUERRA, J. de – Manual de Psiquiatria Infantil. Editora Masson do Brasil Ltda, Livraria Atheneu.
  2. ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; VIRGOLIM, Angela M. R. (Org.) – Criatividade: Expressão e Desenvolvimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
  3. BARCELLOS, Lia Rejane – Cadernos de Musicoterapia 1/2. Rio de Janeiro: Enelivros, 1992.
  4. BENENZON, Rolando O. – Manual de Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 1985.
  5. BOTELHO, Janice Cardoso – Um Olhar Psicomotor sobre a História da Dança – Da Pré-História à Idade Média. Monografia apresentada ao curso de pós-graduação lato sensu em Psicomotricidade – IBMR, Rio de Janeiro, 1995.
  6. DE LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa – Piaget, Vygotsky, Wallon – Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992.
  7. ESCOTTO, Amélia – Criatividade, Mudança e Tomada de Decisão: Uma Visão Integrativa. Trabalho apresentado na disciplina Processo Decisório do Curso de Mestrado em Administração da PUC-RJ, 1996.
  8. FUX, Maria – A Música e sua Comunicação através do Corpo. Boletim nº 9 da Associação Brasileira de Musicoterapia, Rio de Janeiro, 1979.
  9. GAINZA, Violeta Hemsy de – Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus, 1988.
  10. GARROTE, Alessandra Garcindo Dayrell – O Papel do Outro na Construção do Sujeito: Algumas Abordagens sob a Ótica Construtivista. Monografia apresentada ao curso de pós-graduação lato sensu em Educação Psicomotora – IBMR, Rio de Janeiro, 1996.
  11. HOLLE, Britta – Desenvolvimento Motor na Criança – Normal e Retardada. Editora Manole, 1990.
  12. LA PIERRE; AUCOUTURIER – A Simbologia do Movimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
  13. MAY, Rollo – A Coragem de Criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
  14. MEDINA, Carlos Alberto de – Música Popular e Comunicação – Um Ensaio Sociológico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1973.
  15. WADSWORTH, Barry J. – Inteligência e Afetividade na Criança na Teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1985.
  16. RODARI, Gianni – Gramática da Fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
  17. RUUD, Even (org.) – Música e Saúde. São Paulo: Summus, 1991.
  18. SABOYA, Beatriz – Bases Psicomotoras: Aspectos Neuropsicomotores e Relacionais no Primeiro Ano de Vida. Rio de Janeiro: Trainel, 1995.
  19. SCHURMANN, Ernst F. – A Música como Linguagem – Uma Abordagem Histórica. São Paulo: Brasiliense, 1989.
  20. VALSINER, Jaan; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de – Perspectiva Co-construtivista na Psicologia e na Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.