Diretrizes para Autores
-
Os trabalhos completos devem ser enviados pela plataforma OPEN JOURNAL SYSTEM (OJS) em etapas;
-
Para submissão fazer cadastro na plataforma OJS
-
São aceito trabalhos de musicoterapeutas profissionais, pesquisadores, estudantes de iniciação científica e participantes de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu para enviarem seus trabalhos para a Revista Brasileira de Musicoterapia.
-
Para a submissão enviar arquivo do artigo no formato ‘DOC’ (compatível) sem identificação dos autores
-
Para submissão preencher o formulário de identificação de autores. O autor principal, responsável pelo envio deve assinar o formulário com as informações dos demais autores. Serão inseridos no artigo, se aprovado, apenas os nomes devidamente preenchidos no formulário
-
O(s) autor (es) deve(m) manter seu arquivo original para as eventuais modificações sugeridas pelos pareceristas;
-
O título do arquivo eletrônico submetido deve referir ao tipo de chamada seguido do título do trabalho submetido; Ex CHAMADA FLUXO CONTÍNUO e o título do trabalho
-
O(s) autor(es) deve(m) enviar os trabalhos já com a devida revisão ortográfica e sintática, com especial atenção à Reforma Ortográfica;
-
Os autores residentes fora do Brasil devem observar as mesmas regras de submissão;
-
A revista publicará em cada número, apenas um trabalho por autor, mesmo que seja em coautoria de outros trabalhos;
-
São aceito trabalhos escritos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa inéditos e preprint;
-
No caso de trabalhos de discentes este deve ter um orientador docente de cursos de Musicoterapia (Graduação ou Pós Graduação) como coautoria citado na ficha de inscriçaõ de autores;
-
Serão aceitas normas de referência bibliográfica da American Psychological Association (APA) style
-
Submissões com autoria de equipes interdisciplinares um dos autores deve ser musicoterapeuta
Orientações gerais
Brazilian Journal of Music Therapy - BRJMT / Revista Brasileira de Musicoterapia é uma publicação de fluxo contínuo, bianual, e chamdas temáticas da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM), destinada à publicação científica de trabalhos originais, em preprint ou traduções em português, espanhol e inglês, relacionados à Musicoterapia.
Os trabalhos podem ser enviados seguindo a linha editorial dentro de uma das categorias:
-
Estudos teóricos/ensaios: análise de temas e questões fundamentadas e argumentadas teoricamente, levando a contribuições teóricas e/ou práticas na área. Os trabalhos nesta modalidade devem ser estruturados em: introdução, desenvolvimento e considerações finais. Devem ter entre 12 e 20 páginas.
-
Trabalhos baseados em pesquisa (vinculadas a programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ou realizadas por professor pesquisador ou pesquisador independente): investigações baseadas em dados empíricos, recorrendo à metodologia da pesquisa, em que devem ser explicitados a introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão, além da filiação acadêmica e órgão financiador (quando houver). No caso de pesquisas envolvendo seres humanos solicitamos que o autor (es) referenci(em) o número do registro no Comitê de Ética. Devem ter entre 12 e 20 páginas
-
Resenha: pequeno sumário crítico de uma obra publicada na imprensa. Deve ter no máximo 6 páginas e até dois autores. A resenha deve ser de obras publicadas no ano de publicação da revista ou de até dois anos anteriores. A temática do livro precisa estar relacionada à Musicoterapia.
-
Entrevista: Entendemos entrevista como uma conversa entre duas ou mais pessoas, para conhecer suas experiências de vida e profissionais, procurando compreender e analisar por meio de um diálogo, pontos fortes e/ou fracos sobre determinado assunto. Podem ser entrevistas com autores, pesquisador(es), editor(es), e/ou musicoterapeutas clínicos relevantes direta ou indiretamente com a musicoterapia, bem como a temática abordada. Deve ter entre 8 e 15 páginas, apresentar um breve currículo da pessoa entrevistada, a contextualização sobre como a entrevista foi realizada, seu propósito, e resultados alcançados.
-
Relato de experiência profissional reflexiva em musicoterapia: deve conter no mínimo 10 e no máximo de 15 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. A estrutura do texto deve ter quatro divisões: Introdução / desenvolvimento /resultados e discussão / conclusão ou considerações finais. Deverão ser considerados os objetivos explicitados e uma síntese dos resultados. Deve-se evidenciar análise e discussão dos dados obtidos. Um dos pontos mais importantes diz respeito ao interesse e a relevância que têm as conclusões e os resultados para a prática profissional, e de que maneira podem ser aplicados a outras situações similares na Musicoterapia.
-
Material de tradução: Material escrito por um terapeuta musical e publicado (ou não) em um idioma diferente do português será aceito com a devida autorização da revista de origem e deverá ser submetido pelo próprio autor e com o consentimento da revista de primeira publicação. Material escrito por terapeutas musicais estrangeiros, mas traduzido por terapeutas musicais brasileiros, também será aceito. Devem incluir a justificativa para submissão à revista com ou sem a autorização do autor, no caso de um autor falecido. Artigos -resultados de pesquisa e ensaios teóricos- e palestras são considerados como material.
- Artigos metodológicos: Submissões nesta categoria devem apresentar abordagens metodológicas inovadoras ou discussões de abordagens quantitativas e/ou analíticas de dados, com a devida fundamentação teórica. os trabalhos podem se referir a métodos de planejamento, intervenção, desenvolvimento de protocolos ou instrumentos de avaliação em Musicoterapia. Devem ter entre 12 e 20 páginas.
Orientação Editorial:
Os trabalhos enviados à Brazilian Journal of Music Therapy - BRJMT / Revista Brasileira de Musicoterapia, submetidos em fluxo contínuo ou chamada temática, passam primeiramente pela Comissão Editorial. Esta etapa é de análise preliminar dos manuscritos, a fim de verificar a conformidade com a linha editorial, (para a difusão de estudos em Musicoterapia de forma a apoiar a atividade acadêmica/científica/prática na busca pela compreensão da Musicoterapia com intervenções baseadas na música. Se destina assim, à publicação de todos os tipos de resultados de prática profissional reflexiva e pesquisas, quantitativas, qualitativas, históricas, filosóficas, teórica e musical, considerando a disciplina, a profissão e temas relacionados à pesquisa em musicoterapia) podendo recusá-los ou encaminhar os mesmos, caso aprovados, para o posterior processo de avaliação em um sistema duplo de revisão anônima (blind review) , pelo Corpo de pareceristas da revista. Devem tratar de temas relacionados à Musicoterapia, fazendo-se relações e contribuições explícitas com a área. Em trabalhos interdisciplinares, um dos autores deve ser musicoterapeuta. As propostas de preprint seguirão os mesmos processos de avaliação.
As propostas trabalhos do tipo tradução de artigos já publicados em outro idioma, sejam ‘Estudos teóricos/ensaios’, ‘Trabalhos baseados em pesquisa’ e ‘Trabalho de conclusão de curso’, o artigo será aceito após apreciação da Comissão Editorial e deve ser traduzido pelo(s) próprio(s) autor(es), com a devida autorização por escrito do editor da revista que o publicou originalmente. Em nota de rodapé deve haver citação informando tratar-se de uma versão (em português) de artigo já publicado em outra revista, devendo ser indicada a referência original.
Para tradução de material escrito por musicoterapeuta estrangeiro, o tradutor para o português deve apresentar a autorização do autor para a tradução (exeção para autores musicoterapeutas falecidos); se o material traduzido já estiver publicado, o tradutor deve apresentar a autorização do autor (exceção para autores falecidos) e do editor do periódico de primeira publicação.
Para trabalhos de conclusão de curso graduação/pósgraduação Lato Sensu será publicado somente um trabalho desta modalidade por edição. Deve ter um orientador docente de curso de Musicoterapia e seguir um dos formatos – estudos teóricos/ensaios ou trabalhos baseados em pesquisa.
Organização do texto
A organização do trabalho deve obedecer à seguinte sequência:
-
Título e subtítulo, se houver, fonte Times New Romam tamanho 14 (centralizado, em caixa alta, com negrito máximo de 15 palavras contando conjunções e preposições, espaço simples), devem expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo; devem ser apresentados, na língua adotada no corpo do texto logo abaixo o título deve estar em inglês e espanhol, sem negrito. Se o texto estiver em inglês ou espanhol deve se colocar o título em português.
-
Resumo fonte Times New Romam tamanho 11 espaçamento entrelinhas simples (com um máximo de 200 palavras) e Palavras-chave (até 4 palavras); Abstract and Keywords e Resumen y Palabra clave.
-
O corpo do texto, deve iniciar na próxima página, ser editorado em fonte Times New Romam tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas e alinhamento justificado. O recuo (indentação) de primeira linha de parágrafo deverá ser de 1,5 cm da margem esquerda;
-
Os títulos de seção devem ser editorados em fonte Times New Romam tamanho 12, em negrito, alinhados à esquerda (quando for conveniente, usar seções numeradas, adicionar algarismos arábicos alinhados à esquerda, precedendo o título e dele separado por um espaço);
-
Os elementos gráficos (figuras, esquemas, diagramas, quadros, exemplos musicais, tabelas, etc.) devem ser inseridos no texto em formato JPEG (.jpg), PNG (.png) ou GIF (.gif), com 300 dpi (pontos por polegada), com alinhamento centralizado, e acompanhados de legenda editorada em fonte corpo 10, posicionada abaixo da imagem;
-
No final do texto nas Referências (apenas trabalhos citados no texto) a lista deve ser apresentada em ordem alfabética, segundo as normas da American Psychological Association – APA (Publication Manual of the American Psychological Association,7th edition);
-
As notas de rodapé fonte Times New Romam tamanho 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.
-
O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade dos autores.
Formulário de registro do autor
O formulário de registro do autor é um documento obrigatório para a apresentação de trabalhos (Download) e deve ser enviado juntamente com o arquivo de material com (adicionar arquivo). Os registros do formulário:
1 - nomes dos autores (na ordem em que serão publicados), seus links institucionais, endereços residenciais, números de telefone e e-mails; breve informação profissional (máximo 400 caracteres), link curricular lattes (para brasileiros).
2 - o título e subtítulo (se houver);
3 - indicação da agência financiadora ou patrocinadora do trabalho, se for o caso.
Condições para apresentação
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação aos pontos marcados abaixo. As contribuições que não estiverem de acordo com as diretrizes serão devolvidas aos autores.
1 - A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outro lugar; caso contrário, ela deve ser justificada em "Comentários ao Editor".
2 - A contribuição é um préprint e o depositário deve ser indicado.
3 - O arquivo enviado está no formato Microsoft Word ou RTF e não requer mais do que 5 MB de armazenamento.
4 - O texto segue os padrões de estilo (formatação) e requisitos de referência (APA 7ª edição) descritos nas Diretrizes para Autores, em "Sobre", no menu superior.
5 - Considerando as regras e procedimentos de um sistema de revisão cega, o texto apresentado segue, na medida do possível, as recomendações do anonimato. Todo cuidado deve ser tomado para não revelar a identidade dos autores e revisores, e isto requer que os autores, por sua vez, tomem algumas precauções com o texto e as propriedades dos documentos aqui colocados: - autores podem citar outros trabalhos de sua própria autoria nos trabalhos submetidos, desde que seja na 3ª pessoa, ou seja, sem assumir autoria; quando por qualquer razão for necessário assumir autoria de trabalhos previamente publicados (ou trabalhos em publicação) estes devem preferencialmente ser referenciados por "Autor, ano" e paráfrases devem ser adotadas quando citando - transcrições verbais de extratos de tais trabalhos devem ser evitadas; nos documentos do Microsoft Office a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (>Propriedades >Opções de segurança >Remover informações pessoais do arquivo a ser salvo > OK >Salvar); os editores removerão essas informações se o autor não o tiver feito.