Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014

O ENVELOPE SONORO E O PALMING: A INTEGRAÇÃO ENTRE O TOQUE E O CANTO COMO BASE DA RELAÇÃO COM UMA CRIANÇA AUTISTA

  • Luís de Moura Aragão
Enviado
17 junho 2021
Publicado
30-06-2014

Resumo

Atualmente, cada vez mais pesquisas estão sendo realizadas a respeito das naturezas sensoriais que constituem o Transtorno do Espectro Autista na infância desde os primeiros meses de vida. Observa-se que em muitas crianças autistas parece haver algum desequilíbrio no processamento das experiências sensoriais, o que afeta a capacidade delas de se engajarem em relações interpessoais no decorrer de suas vidas. Diversos autores nos falam que o diálogo sensorial tônico-sonoro característico da maternagem é uma condição fundamental para a criança conseguir se relacionar com o outro (a mãe, o pai, a família e os demais círculos sociais). Neste artigo busco investigar a influência da integração rítmica e melódica entre o canto (improvisado ou re-criado) e o Palming (um toque corporal específico proveniente da Análise Psico-Orgânica), na conquista de um vínculo e o início de uma relação terapêutica que vivi com uma criança autista de 4 anos, durante um semestre, no setor de Musicoterapia do CRPD-CIAD da SMPD-RJ.

Referências

  1. ANZIEU, Didier: O Eu-Pele. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda, 309p.
  2. BENENZON, Rolando. A Teoria da Musicoterapia – Contribuição ao conhecimento do contexto não-verbal. São Paulo: Summus Editorial, 182p.
  3. BRUSCIA, Kenneth E. Definindo Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 312p.
  4. __________. Improvisational Models of Music Therapy. Springfield, IL: Charles C. Thomas Publications, 573p.
  5. CAMINHA, Roberta Costa. Autismo: Um transtorno de natureza sensorial? 68 páginas, PUC-RIO, Rio de Janeiro, 2008.
  6. DSM-V. Disponível em: http://www.dsm5.org/Pages/Default.aspx. Data: 10.09.2013
  7. Curso “MUSICOTERAPIA E AUTISMO”. Disponível em: http://www.neuromusicoterapia.com.br/. Data: 10.09.2013
  8. LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard: A Simbologia do Movimento – Psicomotricidade e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 88p.
  9. LAPIERRE, Anne; LAPIERRE, André: O adulto diante da criança de 0 a 3 anos – Psicomotricidade relacional e formação da personalidade. 2ª edição. Curitiba: Ed. UFPR: CIAR, 165p.
  10. SACHARNY, Silvana. Disponível em: http://www.cebrafapo.com.br/pdfs/ART-Silvana-MB.pdf. Data: 10.09.2013
  11. SÁ, Leomara Craveiro de. A Teia do tempo e o autista – música e musicoterapia. Goiânia: Editora UFG, 178p.
  12. WORLD FEDERATION OF MUSICTHERAPY. Disponível em: www.musictherapyworld.net. Data: 10.09.2013.