Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
QUADRO DO DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL INFANTIL DE ZERO A CINCO ANOS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E MUSICOTERAPIA
- Nydia Cabral Coutinho do Rego Monteiro
-
Enviado
-
29 junio 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumen
O objetivo do trabalho é desenvolver um quadro para observação do desenvolvimento de crianças, referentes aos aspectos audiomusicoverbais. Esse quadro deve ser utilizado como instrumento de análise objetiva das realizações observadas nas crianças, possibilitando, assim, seu acompanhamento e a localização de problemas de desenvolvimento. O quadro foi elaborado com base na literatura a respeito dos indicadores que caracterizam os estágios iniciais do desenvolvimento nos campos da: Neurologia, Educação Musical, Musicoterapia e Fonoaudiologia, somados com nossa experiência prática de três décadas de atuação profissional em educação musical, na referida faixa etária. O quadro é aplicado em crianças com desenvolvimento típico (educação) e atípico (centro de reabilitação física) para verificação. Neste segundo ano de uso, acrescentamos material bibliográfico. Foi adotado pelo setor de Musicoterapia da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Dessa forma, podemos concluir que a criação deste material prático auxiliou de forma concreta o trabalho de profissionais da área, proporcionando um melhor acompanhamento de cada paciente e uma melhor compreensão da evolução do tratamento por parte da equipe multidisciplinar.
-
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Tereza Raquel de M. Alcântara-Silva,
Jonathas Paiva Carneiro Carneiro,
Sarah Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Flavio José Ferreira Costa,
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MUSICOTERAPIA SOBRE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Carolina Batista,
Rosemyriam Cunha,
A INSERÇÃO DA MUSICOTERAPIA NA ROTINA DE VIDA DE UMA COMUNIDADE ALBERGADA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Carolina Ferreira Santos,
MÚSICA, MUSICOTERAPIA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 24 – 2018
-
Niels Hamel,
MUSICOTERAPIA: A ESCUTA TERAPÊUTICA DA LINGUAGEM MUSICAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
-
Gustavo Andrade de Araujo,
Gustavo Schulz Gattino,
Júlio César Loguercio Leite,
Lavínia Schüler-Faccini,
O TRATAMENTO MUSICOTERAPÊUTICO APLICADO A COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS EM UM ENSAIO CONTROLADO RANDOMIZADO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Marcus Vinícius Alves Galvão,
Claudia Regina de Oliveira Zanini,
FEEDBACK EM MUSICOTERAPIA GRUPAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 22 – 2017
-
Alexandre Ariza Gomes de Castro,
Fernanda Valentin,
Leomara Craveiro de Sá,
ATUAÇÃO E PERFIL DO MUSICOTERAPEUTA ORGANIZACIONAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Eliane Faleiro de Freitas Nascimento,
A ATUAÇÃO DO MUSICOTERAPEUTA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EXPERIÊNCIA CLINICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
-
Jaíra Perdiz de Jesus,
Determinismo Musicoterápico
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO I – NÚMERO 2 – 1996
-
July Andressa Budke Azevedo,
Gelso Poletto Junior,
Nathalya de Carvalho Avelino,
MUSICALMENTE: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO MUSICOTERAPÊUTICO A PARTIR DAS QUATRO EXPERIÊNCIAS MUSICAIS DE KENNETH BRUSCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.