A música é relacionada ao tratamento para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), embora estudos controlados com abordagens específicas da Musicoterapia sejam escassos. Com o objetivo de investigar os efeitos da Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada no tratamento de crianças pré-escolares com TEA, 45 crianças autistas de 2 a 6 anos foram alocadas nas condições Controle (n = 19) e Intervenção (n = 26). Elas foram submetidos à avaliação inicial e final (T1 e T2) por meio das escalas Psiquiátrica e Musicoterapia. O grupo Intervenção recebeu sessões semanais individuais de Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada. Ambos os grupos mantiveram os cuidados habituais durante o estudo. O grupo Intervenção participou da avaliação de manutenção (T3) dois meses após o T2. As análises estatísticas mostraram que os grupos esavam pareados em T1. As diferenças entre T1 e T2 foram significativas para quase todas as escalas no grupo Intervenção, enquanto o grupo Controle mostrou significância apenas em uma subescala de comunicação. O grupo Intervenção mostrou tamanho de efeito moderado a grande, enquanto o grupo Controle mostrou um tamanho de efeito pequeno. A maioria das melhorias não foi mantida no T3. As correlações entre os dados iniciais e a taxa de resposta ao tratamento são discutidas. Os resultados sugerem o valor da Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada na promoção de melhorias nos comportamentos, comunicação e socialização para crianças em idade pré-escolar com TEA.
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