Artigos
ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
O MOVIMENTO ESTUDANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA MUSICOTERAPIA: A EXPERIÊNCIA DO CAMT-RJ/CBM-CEU
- Pollyanna Ferrari
- Lucas Antunes Tibúrcio
- Ana Carolina Arruda
Resumo
O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca do papel do movimento estudantil da graduação em Musicoterapia, frente aos desafios dessa profissão. Para isso, evidencia a importância da ação dos Centros e Diretórios Acadêmicos nos âmbitos educacionais, culturais e sócio-políticos. É fundamental, para tanto, o esclarecimento das funções de um Centro Acadêmico, bem como de suas possíveis áreas de atuação. Ilustra-se, a título de exemplificação, a atividade do Centro Acadêmico de Musicoterapia – Rio de Janeiro, do Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CAMT-RJ/CBM-CEU), discorrendo sobre seu histórico. Baseia-se na produção literária de musicoterapeutas acerca da formação profissional, atualização, atuação e da mobilização política da categoria. Espera-se, com este artigo, incentivar a criação de Centros Acadêmicos e de outras entidades representativas dos estudantes de Musicoterapia, a nível estadual e federal, bem como o fortalecimento e ampliação do movimento estudantil e, por consequência, do movimento da classe musicoterapêutica.
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DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922006000100007
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