Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO V – NÚMERO 6 – 2002

Acerca do Ritornello e Musicalização Infantil

  • Vera Bloch Wrobel
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.6.2002.326
Enviado
2 julho 2021
Publicado
30-12-2002

Resumo

Este trabalho teve origem na leitura do texto Acercado Ritornello (Deleuze e Guattari, 1997), no qual os autores descrevem o papel do Ritornello, acentuando a marcação do território através do canto dos pássaros. Três momentos são assinalados nesse pro­cesso: o caos, a morada e o cose no. Partindo desse modelo, o texto estabelece uma analogia entre estes três momentos e alguns pro­cessos de musicalização infantil que, assim como o canto dos pássaros, contribuem para que as crianças marquem seus própri­os territórios.

Referências

  1. AMTMANN, Inger-Marie – Music for the Unborn Child. In: International Journal of Music Education. UK. Conference Edition, ISME – Number 29, 1997. DOI: https://doi.org/10.1177/025576149702900110
  2. ARONOFF, Frances Weber – La Música y el Niño Pequeño. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1974. (Edição original: New York, 1969).
  3. BAYLE, François et al. – Penser/Créer. In: La Nature de La Pensée. Colloque organisé par la Bibliothèque Municipale de Lyon, conception Patrick Bazin. 1998, révision 1992.
  4. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix – Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 4. São Paulo: Editora 34 Ltda., 1997.
  5. GAINZA, Violeta Hemsy – Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus Editorial, 1998.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.