Artigos
ANO XIX – NÚMERO 22 – 2017
FEEDBACK EM MUSICOTERAPIA GRUPAL
- Marcus Vinícius Alves Galvão
- Claudia Regina de Oliveira Zanini
-
Enviado
-
29 março 2021
-
Publicado
-
30-06-2017
Resumo
O feedback, termo com o significado de retroalimentação, é
compreendido como um processo amplo e necessário, seja em terapia ou em outros contextos, sendo multiconceituado. A ação de dar ou receber feedback refere-se também ao processo musicoterapêutico. O presente estudo, resultado de um projeto vinculado ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Cientifica (PIVIC), trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, observando o feedback e sua utilização no setting musicoterápico. Foram realizadas observações de filmagens de sessões grupais, com o objetivo de compreender e observar como se dá o feedback no decorrer das sessões de Musicoterapia no contexto grupal. Considera-se que ter consciência dos feedbacks que emergem no processo musicoterapêutico é um aspecto fundamental para seu desenvolvimento e, a partir de tal ação, torna-se possível realizar adaptações e reflexões sobre a condução do grupo, viabilizando melhores relações intra e interpessoais.
-
Sofia Cristina Dreher,
A MUSICOTERAPIA E SUA INSERÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS – ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Carolina Batista,
Rosemyriam Cunha,
A INSERÇÃO DA MUSICOTERAPIA NA ROTINA DE VIDA DE UMA COMUNIDADE ALBERGADA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Fernanda Valentin,
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Maria Inês Gandolfo Conceição,
Ana Paula Gonçalves dos Santos,
MÚSICA E MUSICOTERAPIA COM FAMÍLIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 18 – 2015
-
Diego Schapira,
Teoria, Linguagem e Ética em Musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO I – NÚMERO 1 – 1996
-
Rosemyriam Cunha,
Magali Dias,
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Nydia Cabral Coutinho do Rego Monteiro,
QUADRO DO DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL INFANTIL DE ZERO A CINCO ANOS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Gláucia Tomaz Marques Pereira,
Larissa Aparecida Teixeira Chaves,
A MÚSICA COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO DA REABILITAÇÃO AUDITIVA: TRANSDISCIPLINARIDADE ENTRE MUSICOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Alexandre Mauat da Silva,
Gustavo Schultz Gattino,
Gustavo Andrade de Araujo,
Luiza Monteavaro Mariath,
Rudimar dos Santos Riesgo,
Lavinia Schuler-Faccini,
TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO E VALIDAÇÃO DA ESCALA INDIVIDUALIZED MUSIC THERAPY ASSESSMENT PROFILE (IMTAP) PARA USO NO BRASIL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Tereza Raquel de M. Alcântara-Silva,
Jonathas Paiva Carneiro Carneiro,
Sarah Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Flavio José Ferreira Costa,
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MUSICOTERAPIA SOBRE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Marly Chagas,
Musicoterapia em Psico-oncolagia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IX – NÚMERO 7 – 2004
<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.