Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XXI – NÚMERO 27 – 2019

UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A PERCEPÇÃO DE MUSICOTERAPEUTAS E PROFESSORES DE MÚSICA

  • Liliam Cafiero Ameal
  • Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets
  • Alfred Sholl-Franco
Enviado
20 dezembro 2020
Publicado
20-12-2020

Resumo

A difusão científica online propicia a ampliação e diversificação da rede de pessoas interessadas em divulgar e aprender sobre ciência. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de musicoterapeutas e professores de música sobre a utilização de mídias digitais para divulgação científica e troca de experiências inclusivas em espaços formais e não formais de educação e espaços destinados a terapias. Foi realizada uma pesquisa de campo no período de março de 2016 a março de 2017, na qual participaram 59 professores de música e 25 musicoterapeutas, num total de 84 participantes. A coleta de dados aconteceu presencialmente por meio de entrevista com preenchimento de um questionário. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho com o parecer nº 1.394.198. Resultados: 92,35% dos participantes consideram importante ter um veículo específico - como uma página na internet/blog, dentre outros - em que seja possível trocar experiências sobre o uso das artes no processo de inclusão no ambiente educacional e em espaços destinados a terapia. Logo, o estudo sugere a utilização de mídias para aquisição de conhecimentos científicos sobre experiências inclusivas em espaços formais e não formais de educação e espaços destinados a terapias.

Referências

  1. ALVARES, Thelma Sydenstricker. A música e a educação na diversidade: sua contribuição para um novo paradigma. In: XIII SIMPÓSIO DE COGNIÇAO E ARTES MUSICAIS. 2012, Florianópolis. Anais. Florianópolis: UNESC, 2012, p. 73-79.
  2. BARCELLOS, Lia Rejane Mendes. Atividades realizadas em Musicoterapia. Texto Revisado não publicado. Rio de Janeiro, 2007.
  3. BELLONI, Maria Luiz. O que é mídia-educação. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
  4. BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009.
  5. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede - A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  6. FADIGA, Luciano; CRAIGHERO, Laila; D’AUSILIO, Alessandro. Broca's Area in Language, Action, and Music. Annals of the NYAS, v. 1169, 2009, p. 448-458.
  7. GOMES, Romulo F. L. Jornalismo científico ou promoção institucional? Análise das regularidades discursivas no jornalismo científico da UFMA, IFMA e UEMA. 2013. 143f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. 2013.
  8. HAMILTON, Antonia F. Reflecting on the mirror neuron system in autism: A systematic review of current theories. Developmental Cognitive Neuroscience, n. 1, v. 3, 2013, p. 91-105.
  9. KRAUS, Nina; SLATER, Jessica; THOMPSON, Elaine; HORNICKEL, Jane; STRAIT, Dana; NICOL, Trent; WHITE-SCHWOCH, Travis. Music enrichment programs improve the neural encoding of speech in at-risk children. Journal of Neuroscience, n. 36, v. 34, 2014, p. 11913-11918.
  10. LOURO, Viviane dos Santos; ALONSO, Luís Garcia; ANDRADE, Alex Ferreira de. Uma visão geral sobre as deficiências. In: LOURO, Viviane dos Santos; ALONSO, Luís Garcia; ANDRADE, Alex Ferreira de. (organizadores) Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Editora do Autor, 2006, p. 35-51.
  11. LOURO, Viviane dos Santos; ZANCK, Sérgio; ANDRADE, Alex Ferreira de; SOARES, Lisbeth; GONZALES, Flávio. Arte e responsabilidade social: inclusão pelo teatro e pela música. Santo André: TDT Artes, 2009.
  12. MOLNAR-SZAKACS, Istvan; OVERY, Katie. Music and mirror neurons: from motion to ‘e’motion. Social Cognitive and Affective Neuroscience, n. 3, v. 1, 2006, p. 235-241.
  13. SHOLL-FRANCO, Alfred; BARRETO, Tatiana Maia; ASSIS, Talita da Silva. Neuroeducação e inteligência: como as artes e a atividade física podem contribuir para a melhora cognitiva. In: VIRGOLIM, Angela Magda Rodrigues; KONKIEWITZ, Elizabeth Castelon. (Orgs.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Papirus, 2014, p. 139-160.
  14. SHOLL-FRANCO, Alfred. Entrevista, Dossiê_205. Alfred Sholl: ‘Pessoas bem informadas tendem a cometer menos erros de juízo’. Com Ciência. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. 2019. Disponível em: http://www.comciencia.br/alfred-sholl/ Acesso em: 12 jun. 2020.
  15. SUZANO, Cátia. Diálogos entre educação musical e musicoterapia. In: LOURO, Viviane. (org.) Música e inclusão: múltiplos olhares. São Paulo: Editora Som, 2016, p. 81-98.
  16. TIERNEY, Adam; KRIZMAN, Jennifer; SKOE, Erika; JOHNSTON, Kathleen; KRAUS, Nina. High school music classes enhance the neural processing of speech. Frontiers in Psychology. v. 4. 2013, p. 1-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24367339. Acesso em: 13 jun. 2020.
  17. União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM). Diretrizes Nacionais de Atendimentos Musicoterapêuticos Mediados por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Brasília/DF, 2020. Disponível em: http://ubammusicoterapia.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Diretrizes-Musicoterapia-e-TICs.pdf
  18. VIEIRA, Valéria; BIANCONI, Maria Lúcia; DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciências e Cultura. n. 4, v. 57, 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000400014&script=sci_arttext. Acesso em: 1 jun. 2020.
  19. WAN, Catherine Y.; DEMAINE, Krystal; ZIPSE, Lauryn; NORTON, Andrea; SCHLAUG, Gottfried. From music making to speaking: Engaging the mirror neuron system in autism. Brain Research Bulletin. n. 34, v. 82, 2010, p. 161-168.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)