Artigos
ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
PANDEMIA DA COVID-19: POSSIBILIDADES PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PROCESSO DE INCLUSÃO MUSICAL DIGITAL
- Paulo Eduardo Mauá
- Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets
Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre um processo de inclusão musical digital para adultos cegos ou com baixa visão do Projeto Música Transformando Vidas (PROMUVI) realizado na Baixada Santista, São Paulo, durante a pandemia de COVID-19. A maioria dos participantes do projeto, relatou vontade de continuar com as aulas virtuais após o final da pandemia, mesmo com os problemas de delay, reverberação, quedas de internet o que muito dificultou a apreciação musical do grupo. Novas formas de ensinar e aprender aumentam a diversidade das maneiras pelas quais se transmite música e inclusão. Este é um fenômeno que pode ser observado nesse tempo peculiar de pandemia. E o mais importante durante a realização desse projeto de forma virtual foi o “fazer música”. Pode-se dizer que o PROMUVI demonstrou o musicking durante seus ensaios, também entendido como musicalidade em ação que permite explorar a diversidade de relações humanas. Que a estreita e desafiante relação estabelecida entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o Ensino à Distância e a inclusão digital, realce a necessidade constante de construirmos novas formas de práticas educacionais e musicais com espaço para o valor que esse fazer musical tem na vida dos participantes. O PROMUVI continuará com os encontros virtuais, buscando pessoas Brasil afora como forma de inclusão musical, desenvolvimento humano e proporcionando o aprimoramento de profissionais que queiram trabalhar com pessoas com deficiência visual e TIC.
-
José Davison da Silva Júnior,
Leomara Craveiro de Sá,
Maria Márcia Bachion,
INTERFACES ENTRE MUSICOTERAPIA E BIOÉTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Lia Rejane Mendes Barcellos,
REVISANDO O PASSADO: A TRAJETÓRIA DA REVISTA BRASILEIRA DE MUSICOTERAPIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA NO PAÍS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 20 – 2016
-
Fernanda Valentin,
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Maria Inês Gandolfo Conceição,
Ana Paula Gonçalves dos Santos,
MÚSICA E MUSICOTERAPIA COM FAMÍLIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 18 – 2015
-
Paula Harada,
Noemi Nascimento Ansay,
ÉTICA: DA REFLEXÃO À PRÁTICA, NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
André Brandalise,
Aproach “Brandalise” de Musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO III – NÚMERO 4 – 1998
-
Antonio Carlos Ferreira Lino,
Lia Rejane Mendes Barcellos,
A audição musical nas atividades laborais e suas possíveis contribuições para a musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MUSICOTERAPIA
-
Marta Estrella Esteves,
A PAISAGEM SONORA CONTEMPORÂNEA DO BAIRRO DA ROCINHA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL, INFLUÊNCIAS ÉTNICAS E IMPLICAÇÕES COMPORTAMENTAIS SOB A ÓTICA DA MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Bruna Kaiser Wasem,
Rosemyriam Cunha,
PIANO EXPANDIDO: UMA PROPOSTA MUSICOTERAPÊUTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Fernanda Valentin,
Leomara Craveiro de Sá,
Elizabeth Esperidião,
PRÁTICAS MUSICOTERAPÊUTICAS EM GRUPO: PLANEJAR PARA INTERVIR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Douglas Nogueira Santos,
Hérica Correa Leonel de Pontes,
Juliana Rodrigues Soares,
Adriana Leite Martins,
A INFLUÊNCIA DA MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.