Artigos
ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
PANDEMIA DA COVID-19: POSSIBILIDADES PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PROCESSO DE INCLUSÃO MUSICAL DIGITAL
- Paulo Eduardo Mauá
- Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets
Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre um processo de inclusão musical digital para adultos cegos ou com baixa visão do Projeto Música Transformando Vidas (PROMUVI) realizado na Baixada Santista, São Paulo, durante a pandemia de COVID-19. A maioria dos participantes do projeto, relatou vontade de continuar com as aulas virtuais após o final da pandemia, mesmo com os problemas de delay, reverberação, quedas de internet o que muito dificultou a apreciação musical do grupo. Novas formas de ensinar e aprender aumentam a diversidade das maneiras pelas quais se transmite música e inclusão. Este é um fenômeno que pode ser observado nesse tempo peculiar de pandemia. E o mais importante durante a realização desse projeto de forma virtual foi o “fazer música”. Pode-se dizer que o PROMUVI demonstrou o musicking durante seus ensaios, também entendido como musicalidade em ação que permite explorar a diversidade de relações humanas. Que a estreita e desafiante relação estabelecida entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o Ensino à Distância e a inclusão digital, realce a necessidade constante de construirmos novas formas de práticas educacionais e musicais com espaço para o valor que esse fazer musical tem na vida dos participantes. O PROMUVI continuará com os encontros virtuais, buscando pessoas Brasil afora como forma de inclusão musical, desenvolvimento humano e proporcionando o aprimoramento de profissionais que queiram trabalhar com pessoas com deficiência visual e TIC.
-
Nathalya de Carvalho Avelino,
MUSICOTERAPIA E A REABILITAÇÃO: ESTUDO PILOTO COM PACIENTE ACOMETIDO DE TRAUMA ORTOPÉDICO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Silene Aparecida Santana Jacinto,
Ramon Werner Heringer Gutierrez,
Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets,
O IMPACTO DAS SENSAÇÕES DE PRAZER PROPORCIONADAS PELA MÚSICA EM ATENDIMENTO MUSICOTERAPÊUTICO COM PACIENTES HOSPITALIZADOS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
-
Felipe Fernandes Nascimento,
Kelly Patrícia Lima Nilo,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Estudo de caso sobre canções compostas em musicoterapia com pessoas com uso prejudicial de substâncias
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Thabata Moraes Silva,
Noemi Nascimento Ansay,
MÚSICA NO COTIDIANO DE PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DO EDUCADOR MUSICAL E MUSICOTERAPEUTA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
-
Rosemyriam Cunha,
Lisa Lorenzino,
Musicoterapia e pesquisa qualitativa: Diálogos
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Shirlene Vianna Moreira,
Tereza Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Delson José da Silva,
Marcos Moreira,
NEUROMUSICOTERAPIA NO BRASIL: ASPECTOS TERAPÊUTICOS NA REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
Ana Sheila de Uricoechea,
Construindo Sons e suas Ressonâncias
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO II – NÚMERO 3 – 1997
-
Noemi Nascimento Ansay,
Marcos da criação do campo da musicoterapia no paraná: 50 anos da AMT-PR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Ivan Moriá,
Renato Tocantins Sampaio,
A MUSICOTERAPIA EM SAÚDE MENTAL: PERSPECTIVAS DE UMA PRÁTICA ANTIMANICOMIAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Maria Luiza Silva Pinho,
Verônica Magalhães Rosário,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Musicoterapia com mulheres: uma pesquisa a partir da experiência de profissionais e estudantes no Brasil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.