Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019

MÚSICA NO COTIDIANO DE PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DO EDUCADOR MUSICAL E MUSICOTERAPEUTA

  • Thabata Moraes Silva
  • Noemi Nascimento Ansay
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.26.2019.24
Enviado
24 fevereiro 2021
Publicado
30-06-2019

Resumo

Pessoas surdas, historicamente, sofreram e sofrem exclusão educacional, social e cultural em nossa sociedade. Em contrapartida a comunidade surda mostra empenho na construção de conhecimento, nas discussões sobre as singularidades culturais, artísticas e didáticas que envolvem esse grupo. Pensando nisso, o objetivo da pesquisa foi investigar a importância da música no cotidiano das pessoas surdas. Para isso, foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas utilizando a ferramenta Google Forms. O trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética/Plataforma Brasil e pode ser localizado através do número CAAE 80787617.0.0000.0094. O público alvo foram pessoas surdas maiores de 18 anos que concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foram computadas e analisadas 47 respostas ao questionário. A partir de uma reflexão dos resultados da pesquisa, conclui-se a necessidade de elaborar e adaptar métodos e técnicas da musicoterapia e educação musical que enfatizem as preferências e formas de vivenciar música pontuadas pelos participantes. E, dessa forma, instrumentalizar musicoterapeutas e educadores musicais, para atender pessoas surdas, proporcionando uma melhor relação desse sujeito com a música e sua inserção na sociedade.

Referências

  1. AHARONIÁN, Coriún. Introdución A La Música. 3ª edición. Montevideo, Uruguay. Ediciones Tacuabé, 2008.
  2. ANSAY, Noemi Nascimento; MAESTRI, Rita de Cássia.; COSTA, Aldemar Balbino da. A música no cotidiano de pessoas surdas. Anais do XV Fórum Paranaense de Musicoterapia, 2013.
  3. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
  4. BRASIL. Lei Nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Diário Oficial da União 2002.
  5. BRASIL, Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: .
  6. BRASIL. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília: Presidência da República, 2008.
  7. BRITO, Lucinda Ferreira. Integração social e educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
  8. CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Rev Recre@rte. 2005.
  9. FINK, Regina. Ensinando Música ao Aluno Surdo: perspectivas para a ação pedagógica inclusiva. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2009.
  10. GERHARDT, Tatiana Engel.; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
  11. HAGUIARA-CERVELLINE, Nadir. A Musicalidade do Surdo: Representação e Estigma. São Paulo: Plexus Editora, 2003.
  12. LOPES, Maura Corcini. A invenção da surdez: cultura, identidade e diferença no campo da educação. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini. A invenção da Surdez. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005.
  13. LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.
  14. MARTINS, Carlos Henrique F.; YOSHIMOTO, Fabiana B.; FREITAS, Priscila Z. Síndrome de Waardenburg: Achados Audiológicos em dois irmãos. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-72992003000100019
  15. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
  16. MOREIRA, Shirlene Vianna. Identidade musical em pacientes com esclerose múltipla: um estudo piloto. Dissertação (Mestrado em Música). 2007.
  17. RIBEIRO, Daniela Prometi. Glossário Bilíngue da Língua de Sinais Brasileira: Criação de sinais dos termos da música. Tese (mestrado). Brasília: UnB. 2013.
  18. RODRIGUES, Igor Ortega. As Cores do Som: O Potencial Musical do Surdo. São Paulo: Memnon, 2017.
  19. SACKS, Oliver Wolf. Vendo Vozes. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
  20. SACKS, Oliver Wolf. Alucinações musicais. Tradução de Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
  21. SEKEFF, Maria de Lourdes. Da Música, Seus Usos e Recursos. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
  22. SILVA, Adriana Freire da; LÓS, Dayvid Evandro da Silva; LÓS, Djalma Rodolfo da Silva. Web 2.0 e Pesquisa: Um Estudo do Google Docs em Métodos Quantitativos. 2011. Disponível em: http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/outros/14626.pdf. Acesso em: DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.25141
  23. STROBEL, Karin Lilian. História dos surdos: representações “mascaradas” das identidades surdas. 2007. In: QUADROS, R. M. de e PERLIN, G. Estudos surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007.
  24. THOMA, Adriana da S. Surdo: esse “outro” de quem fala a mídia. In: SKLIAR, C. Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.
  25. WILLEMS, Edgar. Introduccion a La Musicoterapia. Sociedad Argentina de Educacion Musical. Buenos Aires, 1975.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.