Artigos
ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
MÚSICA NO COTIDIANO DE PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DO EDUCADOR MUSICAL E MUSICOTERAPEUTA
- Thabata Moraes Silva
- Noemi Nascimento Ansay
-
Enviado
-
24 febrero 2021
-
Publicado
-
30-06-2019
Resumen
Pessoas surdas, historicamente, sofreram e sofrem exclusão educacional, social e cultural em nossa sociedade. Em contrapartida a comunidade surda mostra empenho na construção de conhecimento, nas discussões sobre as singularidades culturais, artísticas e didáticas que envolvem esse grupo. Pensando nisso, o objetivo da pesquisa foi investigar a importância da música no cotidiano das pessoas surdas. Para isso, foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas utilizando a ferramenta Google Forms. O trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética/Plataforma Brasil e pode ser localizado através do número CAAE 80787617.0.0000.0094. O público alvo foram pessoas surdas maiores de 18 anos que concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foram computadas e analisadas 47 respostas ao questionário. A partir de uma reflexão dos resultados da pesquisa, conclui-se a necessidade de elaborar e adaptar métodos e técnicas da musicoterapia e educação musical que enfatizem as preferências e formas de vivenciar música pontuadas pelos participantes. E, dessa forma, instrumentalizar musicoterapeutas e educadores musicais, para atender pessoas surdas, proporcionando uma melhor relação desse sujeito com a música e sua inserção na sociedade.
-
Lia Rejane Mendes Barcellos,
Marco Antonio Carvalho Santos,
La Musicoterapia en Brasil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Clara Márcia de Freitas Piazzetta,
50 años de AMT-PR: compartiendo nuestra historia y celebrando nuestros logros
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Wagner Junio Ribeiro,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Verônica Rosário Magalhães,
MUSICOTERAPIA, GÉNERO Y SEXUALIDAD
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Valmir Nogueira da Silva,
Yolanda Aline da Silva,
Evelyn Nunes de Matos,
Gislaine Cristina Vagetti,
Las Contribuciones De Las Experiencias Colectivas En Musicoterapia: Una Revisión Integrativa
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Susana Gutiérrez Jiménez,
Musicoterapia en Portugal desde la perspectiva de las Asociaciones
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Marina Horta Freire,
Aline Moreira Brandão André,
Renato Tocantins Sampaio,
Arthur Melo Kummer,
Eficacia de la Musicoterapia Musicocentrada de Improvisación en el tratamiento de niños preescolares en el Espectro del Autismo: un estudio controlado
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Patricia Pellizzar,
MUSICOTERAPIA COMUNITARIA, CONTEXTOS E INVESTIGACIÓN
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Sarah Helander,
Gustavo Gattino,
Erik Baumann,
CÓMO SE PERCIBE LA MUSICOTERAPIA EN UNA UNIDAD DE QUIMIOTERAPIA PEDIÁTRICA AMBULATORIA DE UN HOSPITAL PERUANO: INFORME DE UNA EXPERIENCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Daniel Santana,
Veronica Lelis,
Waleska Tigre,
Estela Candido,
TELE-SERVICIO DE MUSICOTERAPIA A UN GRUPO DE MUJERES EN DISTANCIA SOCIAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Rosemyriam Cunha,
Lisa Lorenzino,
Musicoterapia e investigación cualitativa: diálogos
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.