Artigos
ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
MÚSICA NO COTIDIANO DE PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DO EDUCADOR MUSICAL E MUSICOTERAPEUTA
- Thabata Moraes Silva
- Noemi Nascimento Ansay
-
Enviado
-
24 fevereiro 2021
-
Publicado
-
30-06-2019
Resumo
Pessoas surdas, historicamente, sofreram e sofrem exclusão educacional, social e cultural em nossa sociedade. Em contrapartida a comunidade surda mostra empenho na construção de conhecimento, nas discussões sobre as singularidades culturais, artísticas e didáticas que envolvem esse grupo. Pensando nisso, o objetivo da pesquisa foi investigar a importância da música no cotidiano das pessoas surdas. Para isso, foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas utilizando a ferramenta Google Forms. O trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética/Plataforma Brasil e pode ser localizado através do número CAAE 80787617.0.0000.0094. O público alvo foram pessoas surdas maiores de 18 anos que concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foram computadas e analisadas 47 respostas ao questionário. A partir de uma reflexão dos resultados da pesquisa, conclui-se a necessidade de elaborar e adaptar métodos e técnicas da musicoterapia e educação musical que enfatizem as preferências e formas de vivenciar música pontuadas pelos participantes. E, dessa forma, instrumentalizar musicoterapeutas e educadores musicais, para atender pessoas surdas, proporcionando uma melhor relação desse sujeito com a música e sua inserção na sociedade.
-
Felipe Fernandes Nascimento,
Kelly Patrícia Lima Nilo,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Estudo de caso sobre canções compostas em musicoterapia com pessoas com uso prejudicial de substâncias
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Paula Zoe Gelerstein Moreyra,
Verónika Diaz Abrahan,
Modulação da percepção da dor através da música e da vibroacústica. uma revisão da literatura
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Maria Luiza Silva Pinho,
Verônica Magalhães Rosário,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Musicoterapia com mulheres: uma pesquisa a partir da experiência de profissionais e estudantes no Brasil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Noemi Nascimento Ansay,
Marcos da criação do campo da musicoterapia no paraná: 50 anos da AMT-PR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Eunívia Silva das Neves,
Fernanda Valentin,
Larissa Arbués Carneiro,
Fernanda Costa Nunes,
MUSICOTERAPIA EM UM GRUPO TERAPÊUTICO ON-LINE COM UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Ítalo Mazoni dos Santos Gonçalves,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
A PRÁTICA DA MUSICOPSICOTERAPIA EVIDENCIADA EM ARTIGOS DO BRAZILIAN JOURNAL OF MUSIC THERAPY ENTRE 1996 E 2010
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Frederico Pedrosa,
Marina Horta Freire,
Marina Macedo,
Aline Magalhães,
MÚSICA PARA QUEM CUIDA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho,
Mauro Pereira Amoroso Anastácio Junior,
PLANEJAMENTO DE CARREIRA EM MUSICOTERAPIA: ELABORANDO UM PLANO DE AÇÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Mauricio Doff Sotta,
Clara Márcia Piazzetta,
O ‘Manifesto para uma Ciência Pós-materialista’ e a musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Bruna Meneses,
Fernanda Santos,
Giovana Brizolla,
Lívia Quintanilha,
Luiz Costa-Lima Neto,
Naurinei Costa,
Paulo Alexandre Monteiro,
Suzana de Alencar Freitas,
Vinicius Martins,
MUSICOTERAPIA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MUSICALIZAÇÃO TERAPÊUTICA: UMA ENTREVISTA COM ANA SHEILA TANGARIFE
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.