Artigos
ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
MÚSICA NO COTIDIANO DE PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DO EDUCADOR MUSICAL E MUSICOTERAPEUTA
- Thabata Moraes Silva
- Noemi Nascimento Ansay
-
Enviado
-
24 fevereiro 2021
-
Publicado
-
30-06-2019
Resumo
Pessoas surdas, historicamente, sofreram e sofrem exclusão educacional, social e cultural em nossa sociedade. Em contrapartida a comunidade surda mostra empenho na construção de conhecimento, nas discussões sobre as singularidades culturais, artísticas e didáticas que envolvem esse grupo. Pensando nisso, o objetivo da pesquisa foi investigar a importância da música no cotidiano das pessoas surdas. Para isso, foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas utilizando a ferramenta Google Forms. O trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética/Plataforma Brasil e pode ser localizado através do número CAAE 80787617.0.0000.0094. O público alvo foram pessoas surdas maiores de 18 anos que concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foram computadas e analisadas 47 respostas ao questionário. A partir de uma reflexão dos resultados da pesquisa, conclui-se a necessidade de elaborar e adaptar métodos e técnicas da musicoterapia e educação musical que enfatizem as preferências e formas de vivenciar música pontuadas pelos participantes. E, dessa forma, instrumentalizar musicoterapeutas e educadores musicais, para atender pessoas surdas, proporcionando uma melhor relação desse sujeito com a música e sua inserção na sociedade.
-
Maria Fonseca Soares Ferreira,
Davi Neri Araújo,
Alana Alves Farias,
Vinicius Kolansky Rocha Bittencourt,
Maísa Almeida Silva,
Bianca da Silva Alcântara Pereira,
Kiyoshi Ferreira Fukutani,
MUSICOTERAPIA EM PACIENTES COM DOENÇA DE ALZHEIMER – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
-
André Brandalise,
MUSICOTERAPIA MÚSICO-CENTRADA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Yadira Albornoz,
TEORÍA DE MUSICOTERAPIA IMPROVISATORIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
André Brandalise,
Aigen, Kenneth. The Study of Music Therapy: Current Issues and Concepts. Nova York: Routledge, 2014.
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Graciela Broqua,
RITMOS DIÁRIOS ANTES E DURANTE A QUARENTENA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Jacques Soihet Cohen,
Marcelo Petraglia,
As modalidades do método de composição: práticas recentes no Brasil à luz de Felicity Baker
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Fernanda Perla R. A. Aragão,
Felipe de Paula Silva,
Sheila M. Ogasavara Beggiato,
“Cantação de História”: um relato de experiência baseado na adaptação da técnica de contar estória
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Shirlene Vianna Moreira,
Tereza Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Delson José da Silva,
Marcos Moreira,
NEUROMUSICOTERAPIA NO BRASIL: ASPECTOS TERAPÊUTICOS NA REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
Graciela I. Broqua,
Vozes com traqueotomia: experiência profissional reflexiva em musicoterapia com deficiência múltipla em um centro educacional-terapêutico
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Mariana Cardoso Puchivailo,
Adriano Furtado Holanda,
A HISTÓRIA DA MUSICOTERAPIA NA PSIQUIATRIA E NA SAÚDE MENTAL: DOS USOS TERAPÊUTICOS DA MÚSICA À MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.