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ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
MÚSICA NO COTIDIANO DE PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DO EDUCADOR MUSICAL E MUSICOTERAPEUTA
- Thabata Moraes Silva
- Noemi Nascimento Ansay
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Enviado
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24 febrero 2021
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Publicado
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30-06-2019
Resumen
Pessoas surdas, historicamente, sofreram e sofrem exclusão educacional, social e cultural em nossa sociedade. Em contrapartida a comunidade surda mostra empenho na construção de conhecimento, nas discussões sobre as singularidades culturais, artísticas e didáticas que envolvem esse grupo. Pensando nisso, o objetivo da pesquisa foi investigar a importância da música no cotidiano das pessoas surdas. Para isso, foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas utilizando a ferramenta Google Forms. O trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética/Plataforma Brasil e pode ser localizado através do número CAAE 80787617.0.0000.0094. O público alvo foram pessoas surdas maiores de 18 anos que concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foram computadas e analisadas 47 respostas ao questionário. A partir de uma reflexão dos resultados da pesquisa, conclui-se a necessidade de elaborar e adaptar métodos e técnicas da musicoterapia e educação musical que enfatizem as preferências e formas de vivenciar música pontuadas pelos participantes. E, dessa forma, instrumentalizar musicoterapeutas e educadores musicais, para atender pessoas surdas, proporcionando uma melhor relação desse sujeito com a música e sua inserção na sociedade.
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Clara Márcia Piazzetta,
MUSICALIDADE, COGNIÇÃO E ESTÉTICA: REALIDADES DA CLÍNICA MUSICOTERÁPICA
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
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Allana G. M. Santana,
Fabiane M. Shimoze,
Clara Y. Ikuta,
A EXPERIÊNCIA DO USO DA ESCALA INDIVIDUALIZED MUSIC THERAPY ASSESSMENT PROFILE (IMTAP) EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
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Alexandre Ariza Gomes de Castro,
Fernanda Valentin,
Leomara Craveiro de Sá,
ATUAÇÃO E PERFIL DO MUSICOTERAPEUTA ORGANIZACIONAL
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
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Marina Reis Toffolo,
Mara Reis Toffolo,
IMPROVISAÇÃO NO SETTING MUSICOTERÁPICO: UMA EXPERIÊNCIA COM PACIENTES ADULTOS CEGOS
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
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Leila Brito Bergold,
Marly Chagas,
Neide Aparecida Titonelli Alvim,
Dirce Stein Backes,
A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NA HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR: INTERFACES DA MUSICOTERAPIA E ENFERMAGEM
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
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Thâmile Ferreira Vidiz,
Claudia Regina de Oliveira Zanini,
Ângela Alessandri Monteiro de Castro,
Marcela Emília Carelli de Siqueira,
A MUSICOTERAPIA E O USO DAS CANÇÕES RELIGIOSAS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA SOB HEMODIÁLISE
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
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Niels Hamel,
MUSICOTERAPIA: A ESCUTA TERAPÊUTICA DA LINGUAGEM MUSICAL
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
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Bianca Bruno Bábara,
INTERDISCIPLINARIDADE EM REFORMA
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
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Eliane Faleiro de Freitas Nascimento,
A ATUAÇÃO DO MUSICOTERAPEUTA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EXPERIÊNCIA CLINICA
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
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Danielle Duleba Duleba,
Talita Rodrigues Nunes,
"QUANDO TU SOLTAR A MINHA VOZ” PROPOSTA PARA AMPLIAR UM OLHAR MUSICOTERÁPICO
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Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
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