Artigos
ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
MÚSICA NO COTIDIANO DE PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DO EDUCADOR MUSICAL E MUSICOTERAPEUTA
- Thabata Moraes Silva
- Noemi Nascimento Ansay
-
Enviado
-
24 fevereiro 2021
-
Publicado
-
30-06-2019
Resumo
Pessoas surdas, historicamente, sofreram e sofrem exclusão educacional, social e cultural em nossa sociedade. Em contrapartida a comunidade surda mostra empenho na construção de conhecimento, nas discussões sobre as singularidades culturais, artísticas e didáticas que envolvem esse grupo. Pensando nisso, o objetivo da pesquisa foi investigar a importância da música no cotidiano das pessoas surdas. Para isso, foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas utilizando a ferramenta Google Forms. O trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética/Plataforma Brasil e pode ser localizado através do número CAAE 80787617.0.0000.0094. O público alvo foram pessoas surdas maiores de 18 anos que concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foram computadas e analisadas 47 respostas ao questionário. A partir de uma reflexão dos resultados da pesquisa, conclui-se a necessidade de elaborar e adaptar métodos e técnicas da musicoterapia e educação musical que enfatizem as preferências e formas de vivenciar música pontuadas pelos participantes. E, dessa forma, instrumentalizar musicoterapeutas e educadores musicais, para atender pessoas surdas, proporcionando uma melhor relação desse sujeito com a música e sua inserção na sociedade.
-
Alexandre Mauat da Silva,
Gustavo Schultz Gattino,
Gustavo Andrade de Araujo,
Luiza Monteavaro Mariath,
Rudimar dos Santos Riesgo,
Lavinia Schuler-Faccini,
TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO E VALIDAÇÃO DA ESCALA INDIVIDUALIZED MUSIC THERAPY ASSESSMENT PROFILE (IMTAP) PARA USO NO BRASIL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Rosalina Gonçalves Abadia,
Ivany Fabiano Medeiros,
Fernando Gonçalves Abadia,
Tereza Raquel M. Alcântara-Silva,
MUSICOTERAPIA E SÍNDROME DE ASPERGER: RELATO DE EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Lia Rejane Mendes Barcellos,
As “Experiências Musicoterápicas” nos Cursos de Musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IX – NÚMERO 7 – 2004
-
Gabriel Estanislau,
Wagner Ribeiro,
Abner Davi Barbosa,
Mariana Oliveira da Cruz Soares,
Marina Horta Freire,
MUSICOTERAPIA E EMPREENDEDORISMO: ESTUDO SOBRE A REMUNERAÇÃO DE MUSICOTERAPEUTAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
-
Luciene Geiger,
Gustavo Andrade de Araujo,
CONTRIBUIÇÕES DA MUSICOTERAPIA PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 23 – 2017
-
Ambra Palazzi,
Denise Ren da Fontoura,
MUSICOTERAPIA NA AFASIA DE EXPRESSÃO: UM ESTUDO DE CASO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 20 – 2016
-
Marco Antonio Carvalho Santos,
Ética na Pesquisa em Musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IX – NÚMERO 7 – 2004
-
Isabela Carvalho Guerche,
Pierângela Nota Simões,
LINGUAGEM E SOCIALIZAÇÃO: O TRABALHO MUSICOTERAPÊUTICO EM PESSOAS COM AFASIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Bruna Kaiser Wasem,
Rosemyriam Cunha,
PIANO EXPANDIDO: UMA PROPOSTA MUSICOTERAPÊUTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Márcia Cirigliano,
A Canção- Âncora: descrevendo e ilustrando a contratransferência em Musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IX – NÚMERO 7 – 2004
<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.