Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
QUADRO DO DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL INFANTIL DE ZERO A CINCO ANOS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E MUSICOTERAPIA
- Nydia Cabral Coutinho do Rego Monteiro
-
Enviado
-
29 junio 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumen
O objetivo do trabalho é desenvolver um quadro para observação do desenvolvimento de crianças, referentes aos aspectos audiomusicoverbais. Esse quadro deve ser utilizado como instrumento de análise objetiva das realizações observadas nas crianças, possibilitando, assim, seu acompanhamento e a localização de problemas de desenvolvimento. O quadro foi elaborado com base na literatura a respeito dos indicadores que caracterizam os estágios iniciais do desenvolvimento nos campos da: Neurologia, Educação Musical, Musicoterapia e Fonoaudiologia, somados com nossa experiência prática de três décadas de atuação profissional em educação musical, na referida faixa etária. O quadro é aplicado em crianças com desenvolvimento típico (educação) e atípico (centro de reabilitação física) para verificação. Neste segundo ano de uso, acrescentamos material bibliográfico. Foi adotado pelo setor de Musicoterapia da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Dessa forma, podemos concluir que a criação deste material prático auxiliou de forma concreta o trabalho de profissionais da área, proporcionando um melhor acompanhamento de cada paciente e uma melhor compreensão da evolução do tratamento por parte da equipe multidisciplinar.
-
Ítalo Mazoni dos Santos Gonçalves,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
La práctica de la Musicopsicoterapia evidenciada en artículos del Brazilian Journal of Music Therapy entre 1996 y 2010
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Frederico Pedrosa,
Marina Horta Freire,
Marina Macedo,
Aline Magalhães,
MÚSICA PARA LOS QUE CUIDAN:
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Bruna Meneses,
Fernanda Santos,
Giovana Brizolla,
Lívia Quintanilha,
Luiz Costa-Lima Neto,
Naurinei Costa,
Paulo Alexandre Monteiro,
Suzana de Alencar Freitas,
Vinicius Martins,
MUSICOTERAPIA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MUSICALIZAÇÃO TERAPÊUTICA: UMA ENTREVISTA COM ANA SHEILA TANGARIFE
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
-
Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho,
Mauro Pereira Amoroso Anastácio Junior,
PLANIFICACIÓN DE CARRERA EN MUSICOTERAPIA: DESARROLLAR UN PLAN DE ACCIÓN
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Eunívia Silva das Neves,
Fernanda Valentin,
Larissa Arbués Carneiro,
Fernanda Costa Nunes,
MUSICOTERAPIA EN UN GRUPO TERAPÉUTICO ONLINE CON UNIVERSITARIOS EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA DE LA COVID-19
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Elisa Cristina Sousa Inácio,
A improvisación musical em el trabajo musicoterapéutico con um paciente con Transtorno del Espectro Autista: informe de experiencia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Luiz Costa-Lima Neto,
Lia Rejane Mendes Barcellos,
Audiobiografías, autobiografías, canciones proyectivas y la creación de collages y parodias musicales
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
André Brandalise,
Aigen, Kenneth. The Study of Music Therapy: Current Issues and Concepts. Nova York: Routledge, 2014.
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Mariane Oselame,
Fernanda Carvalho,
A PESQUISA EM MUSICOTERAPIA NO CENÁRIO SOCIAL BRASILEIRO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Felipe Freddo Breunig,
Gustavo Araújo,
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA MUSICOTERAPIA NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E NA SAÚDE MENTAL COLETIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.