Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XVII – NÚMERO 18 – 2015

APLICAÇÃO DA VERSÃO REDUZIDA DA BATERIA MONTREAL BATTERY OF EVALUATION OF AMUSIA (MBEA) EM PACIENTES AFÁSICOS DE EXPRESSÃO E DISÁRTRICOS

  • Michelle de Melo Ferreira
  • Clara Y. Ikuta
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.18.2015.113
Enviado
19 maio 2021
Publicado
30-06-2015

Resumo

Os déficits das funções musicais também conhecido por amusia podem resultar de uma ou mais lesões cerebrais. Estudos relatam que apesar do sistema musical e da linguagem trabalharem de formas independentes, algumas funções usam os mesmos substratos neurais. Dessa forma os déficits de linguagem em consequência de uma lesão cerebral podem estar associados com os déficits de uma ou mais funções musicais. Atualmente a melhor ferramenta para mensurar os déficits das funções musicais é a Montreal Battery of Evaluation of Amusia (MBEA), uma bateria com seis testes que avalia o processamento musical referente à discriminação da organização melódica (contorno, escala, intervalo), temporal (ritmo, métrica) e memória incidental. Em 2010, a bateria de testes foi traduzida e validada no Brasil por Marilia Silva e colaboradores e em 2012 foi realizada a versão reduzida visando uma melhor aplicabilidade. O presente trabalho objetivou aplicar a versão reduzida da MBEA em dois grupos: afásicos de expressão (n=5) e disártricos (n=6). Não houve diferença significativa quanto ao número de acertos dos dois grupos em cada teste, porém ambos tiveram uma média de acertos menor no teste de métrica em relação aos demais testes incluindo o teste de ritmo, elementos em comum com a fala.

Referências

  1. ANDRADE, P.E; BHATTACHARYA, J. Brain tuned to music. Journal of the Royal Society of Medicine, v.96, n.6, p.284-287, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/014107680309600607
  2. AYOTTE, J; PERETZ, I; ROSSEAU, I; BARD, C; BOJANOWSKI, M. Patterns of music agnosia associated with middle cerebral artery infarcts. Brains, v.123, p.1926-1938, 2000. DOI: https://doi.org/10.1093/brain/123.9.1926
  3. BRAIN INJURY ASSOCIATION OF AMERICA. Definition of acquired brain injury adopted by Brain Injury Association Board of Directors. October 12, 2012. Disponível em: http://www.biausa.org. Acesso em: 25 abr. 2014.
  4. CASON, N.; SCHÖN, D. Rhythmic priming enhances the phonological processing of speech. Neuropsychologia, v. 50, n.11, p. 2652-2658, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.07.018
  5. CAPLAN, D.; WATERS, G.S. Verbal working memory and sentence comprehension. Behavioral and BrainSciences, v. 22, n.1, p.77-94, 1999. DOI: https://doi.org/10.1017/S0140525X99001788
  6. CORREIA, C. M. F; MUSZKAT, M; VICENZO, N. S; CAMPOS, C. J. R. Lateralização das funções musicais na epilepsia parcial. Arquivos de Neuropsiquiatria, v.56, n.4, p. 747-755, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X1998000500008
  7. DI PIETRO, M.; LAGANARO, M.; LEEMANN, B.; SCHNIDER, A. Receptive amusia: temporal auditory processing deficit in a professional musician following a left temporo-parietal lesion. Neuropsychologia, v.42, 868–877, 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2003.12.004
  8. FERREIRA, M.S.; ALONSO, G. Lesão encefálica adquirida: Aspectos clínicos. In: MOURA, E.W.; LIMA, E.; BORGES, D.; SILVA, P. Fisioterapia: Aspectos clínicos e práticos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2010a. p. 239-250.
  9. FERREIRA, M.S.; ALONSO, G. O que precisamos saber sobre lesão encefálica adquirida. In: NASCIMENTO, M (coord.). Musicoterapia e a reabilitação do paciente neurológico. São Paulo: Memnon, 2010b. p. 131-140.
  10. HAUSEN, M.; TORPPA, R.; SALMELA, V. R.; VAINIO, M.; SARKAMO, T. Music and speech prosody: A common rhythm. Frontiers in Psychology v.566, n.4, p. 1-16, 2013. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00566
  11. JACKENDOFF, R. Parallels and non-parallels between language and music. Music Perception, v.26, n.3, p.195-204, 2009. DOI: https://doi.org/10.1525/mp.2009.26.3.195
  12. MAC-KAY, A. P. M.; ASSENCIO-FERREIRA, V. J; FERRI-FERREIRA, T. M. S. Afasias e demências: avaliação e tratamento fonoaudiológico. 1ª ed. São Paulo: Editora Santos, 2003.
  13. MUSZKAT, M.; CORREIA, C.M.F.; CAMPOS, S.M. Música e Neurociências. Revista Neurociências, v.8, n.2, p.70-75, 2000. DOI: https://doi.org/10.34024/rnc.2000.v8.8947
  14. ORTIZ, K.Z. Afasia. In: ORTIZ, K.Z. Distúrbios neurológicos adquiridos: Linguagem e Cognição. Barueri: Manole, 2005.
  15. ORTIZ, K. Z.; CARRILLO, L. Comparação entre as análises auditiva e acústica nas disartrias. Revista Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v.13, n.4, p.325-31, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-80342008000400005
  16. PEIXOTO, M. C.; MARTINS, J.; TEIXEIRA, P.; ALVES, M.; BASTOS, J.; RIBEIRO, C. Protocolo de avaliação da amusia: exemplo português. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v.78, n.6, p. 87-93, 2012. DOI: https://doi.org/10.5935/1808-8694.20120039
  17. PERETZ, I. Processing of local and global musical information in unilateral brain-damaged patients. Brain, v.113, p.1185-1205, 1990. DOI: https://doi.org/10.1093/brain/113.4.1185
  18. PERETZ, I.; CHAMPOD, S.; HYDE, K. Varieties of Musical Disorders: The Montreal Battery of Evaluation of Amusia. Annals of the New York Academy of Sciences, 999, 58-75, 2003. DOI: https://doi.org/10.1196/annals.1284.006
  19. PERETZ, I.; KOLINSKY, R. Boundaries of separability between melody and rhythm in music discrimination: A neuropsychological perspective. Quarterly Journal of Experimental Psychology, v.46, p.301-325, 1993. DOI: https://doi.org/10.1080/14640749308401048
  20. PERETZ, I.; ZATORRE, R. J. Brain organization for music processing. Annual Review of Psychology, v.56, p.89-114, 2005. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.56.091103.070225
  21. SACKS, O. Alucinações musicais. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
  22. NUNES-SILVA, M.; LOUREIRO, C.; LOUREIRO, M.; HAASE, V. Tradução e validação de conteúdo de uma bateria de testes para avaliação de Amusia. Avaliação Psicológica, v.9, n.2, p.211-232, 2010.
  23. NUNES-SILVA, M.; HAASE, V. G. Montreal Battery of Evaluation of Amusia: validity evidence and norms for adolescents in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Dement Neuropsychol, v.6, n.4, p.244-252, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-57642012DN06040008
  24. NUNES-SILVA, M.; HAASE, V. G. Amusias and modularity of musical cognitive processing. Psychology & Neuroscience, v.6, n.1, p.45-56, 2013. DOI: https://doi.org/10.3922/j.psns.2013.1.08
  25. SMITH, M. (2013). Cognição Musical x identidade sonoro-musical. Inédito. Disponível em: http://biblioteca-damusicoterapia.com/. Acesso em: 30 abr. 2014.
  26. SPREEN, O.; RISSER, A. H. Assessment of Aphasia. Inglaterra: Oxford University Press, 2003.
  27. SPRINGER, S. P.; DEUTSCH, G. Cérebro esquerdo, cérebro direito. 3ª ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
  28. STEVENS, C. J.; KELLER, P. E.; TYLER, M. D. Tonal language background and detecting pitch contour in spoken and musical items. Psychology of Music, v.41, n.1, p.59-74, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/0305735611415749
  29. ZATORRE, R. J. Music, the food of neuroscience. Nature, v.434, n.17, mar., p.312-315, 2005. DOI: https://doi.org/10.1038/434312a

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.