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Trabalhos baseados em pesquisa

ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022

O comportamento musical e o desenvolvimento de habilidades musicais de crianças com transtorno do espectro autista

DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.34.2022.374
Enviado
5 dezembro 2021
Publicado
10-02-2025

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista - TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento com comprometimentos nas áreas social e comunicativa, existência de comportamentos repetitivos e estereotipados. Há um funcionamento sensorial atípico influenciando o comportamento musical destas crianças, observado principalmente na clínica de Musicoterapia. O objetivo desta pesquisa é compreender as características do comportamento musical que diferenciam uma criança que desenvolveu habilidades musicais durante os atendimentos de Musicoterapia daquelas que não desenvolveram no mesmo período, através de um estudo qualitativo, descritivo e documental. A pesquisa considerou pacientes que desenvolveram habilidades musicais ao longo do processo musicoterapêutico de memorização de linhas melódicas e improvisação musical, assim como a utilização do estímulo musical com objetivo estético musical. Para o grupo de pacientes com TEA que não desenvolveu habilidades musicais, foram considerados aqueles que, durante o processo musicoterapêutico, utilizaramo estímulo musical como recurso para a modulação sensorial, possibilitando a conquista de objetivos terapêuticos relacionados à comunicação. Constatou-se que a observação clínica do musicoterapeuta, baseada nas respostas neurológicas ao estímulo musical, é de fundamental importância para uma adequada avaliação e identificação de aspectos relacionados ao desenvolvimento de habilidades musicais.

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