O processo de hospitalização é um agente estressor em potencial para a criança, por isso é de extrema importância que a equipe de enfermagem compreenda o seu papel no sentido de intervir de uma maneira humanizada para minimizar os efeitos desse processo. Considerando a necessidade da assistência integral à criança hospitalizada e a importância atribuída à musicoterapia, no seu conforto e recuperação, propomos para o presente estudo analisar o efeito de tal intervenção junto a um grupo de crianças hospitalizadas. A pesquisa foi desenvolvida em no Hospital Materno Infantil da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), na enfermaria pediátrica. Tratou-se de um estudo de natureza descritiva. Os dados foram apresentados de forma descritiva seguidos de análise comparativa com outros estudos. A pesquisa contou com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Famema, parecer n. 548/11, segundo a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram do estudo 20 crianças em idade de 3 a 10 anos que estavam em tratamento clínico e cirúrgico na enfermaria pediátrica. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento semi-estruturado, houve um pré-teste em que a criança e o acompanhante responderam ao instrumento, logo após, ocorreu a sessão musical com duração de 15 minutos e em seguida os participantes responderam ao pós-teste. A nossa estratégia foi trabalhar com as visitas musicais, a fim de proporcionar às crianças e seus acompanhantes momentos de descontração, e alivio de tensão emocional. Foi possível extrair da fala das crianças e de suas expressões faciais com sinais de satisfação, positividade, tranquilidade como também a instauração de ambiente harmônico após o procedimento musical.
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