Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
- Laryane Carvalho Lourenço da Silva
-
Enviado
-
29 junho 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumo
Observamos que um dos grandes desafios da Musicoterapia nos dias atuais, além de sua busca por uma fundamentação teórica e legitimação dos espaços por ela ocupados, é a inserção de sua prática nos diversos contextos problemáticos e complexos que encontramos em nossos países latinos, já que dividimos com estes, situações semelhantes de desigualdade social. Dentre esses contextos, destacamos a prática educacional nas escolas públicas brasileiras, especificamente, nas do Rio de Janeiro, que encontra dificuldades reais no que condiz às condições de trabalho, de ensino e estruturais. Este artigo apresentará e tentará “pensar junto” sobre a prática da Musicoterapia num espaço educacional, o limite difuso existente entre a Musicoterapia e a educação neste espaço, e principalmente, a necessidade de um diálogo cada vez mais interdisciplinar nas escolas públicas brasileiras com o intuito de abrir soluções coletivas para a superação de suas dificuldades.
-
Liliam Cafiero Ameal,
Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets,
Alfred Sholl-Franco,
UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 27 – 2019
-
Igor Ortega Rodrigues,
Gustavo Schulz Gattino,
Mário Bernardes Wagner,
MUSICOTERAPIA E SURDEZ: UM ENSAIO CLÍNICO ATRAVÉS DO SOFTWARE “CROMOTMUSIC”
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 25 – 2018
-
Ana Sheila de Uricoechea,
Construindo Sons e suas Ressonâncias
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO II – NÚMERO 3 – 1997
-
Marly Chagas,
Musicoterapia em Psico-oncolagia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IX – NÚMERO 7 – 2004
-
Alexandre Mauat da Silva,
Gustavo Schultz Gattino,
Gustavo Andrade de Araujo,
Luiza Monteavaro Mariath,
Rudimar dos Santos Riesgo,
Lavinia Schuler-Faccini,
TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO E VALIDAÇÃO DA ESCALA INDIVIDUALIZED MUSIC THERAPY ASSESSMENT PROFILE (IMTAP) PARA USO NO BRASIL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Priscilla Winandy,
ACALANTO: UM EMBALO PARA A VIDA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Carolina Batista,
Rosemyriam Cunha,
A INSERÇÃO DA MUSICOTERAPIA NA ROTINA DE VIDA DE UMA COMUNIDADE ALBERGADA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Michelle de Melo Ferreira,
CONSTRUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR DE MUSICOTERAPIA NO BRASIL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Tereza Raquel de M. Alcântara-Silva,
Jonathas Paiva Carneiro Carneiro,
Sarah Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Flavio José Ferreira Costa,
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MUSICOTERAPIA SOBRE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Gláucia Tomaz Marques Pereira,
Larissa Aparecida Teixeira Chaves,
A MÚSICA COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO DA REABILITAÇÃO AUDITIVA: TRANSDISCIPLINARIDADE ENTRE MUSICOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.