Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
- Laryane Carvalho Lourenço da Silva
-
Enviado
-
29 junho 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumo
Observamos que um dos grandes desafios da Musicoterapia nos dias atuais, além de sua busca por uma fundamentação teórica e legitimação dos espaços por ela ocupados, é a inserção de sua prática nos diversos contextos problemáticos e complexos que encontramos em nossos países latinos, já que dividimos com estes, situações semelhantes de desigualdade social. Dentre esses contextos, destacamos a prática educacional nas escolas públicas brasileiras, especificamente, nas do Rio de Janeiro, que encontra dificuldades reais no que condiz às condições de trabalho, de ensino e estruturais. Este artigo apresentará e tentará “pensar junto” sobre a prática da Musicoterapia num espaço educacional, o limite difuso existente entre a Musicoterapia e a educação neste espaço, e principalmente, a necessidade de um diálogo cada vez mais interdisciplinar nas escolas públicas brasileiras com o intuito de abrir soluções coletivas para a superação de suas dificuldades.
-
Rosemyriam Cunha,
MUSICOTERAPIA SOCIAL E COMUNITÁRIA: UMA ORGANIZAÇÃO CRÍTICA DE CONCEITOS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 21 – 2016
-
Gregório José Pereira de Queiroz,
MÁRIO DE ANDRADE E A MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 21 – 2016
-
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Tereza Raquel de M. Alcântara-Silva,
Jonathas Paiva Carneiro Carneiro,
Sarah Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Flavio José Ferreira Costa,
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MUSICOTERAPIA SOBRE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Maria Cristina Nemes Cristina Nemes,
Mariana Lacerda Arruda,
Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes,
Gislaine Cristina Vagetti,
REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE INTERVENÇÕES COM IDOSOS NA ÁREA DA MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 22 – 2017
-
Rosemyriam Cunha,
Magali Dias,
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Melyssa Woituski,
André Brandalise Brandalise,
Gustavo Schulz Gattino,
Gustavo Andrade de Araújo,
A IMPROVISAÇÃO E O JOURNAL OF MUSIC THERAPY: HOUVE UM PERÍODO DE “SURDEZ” DA COMUNIDADE MUNDIAL EM RELAÇÃO AO MÉTODO?
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 22 – 2017
-
Andressa Arndt,
Sheila Volpi,
A CANÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MUSICOTERAPIA: HISTÓRIA DE MULHERES EM SOFRIMENTO PSÍQUICO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
Raquel Siqueira da Silva,
RESSONÂNCIAS ENTRE A TEORIA ATOR-REDE E A MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
André Brandalise,
MUSICOTERAPIA, INTUIÇÃO E CONTRATRANSFERÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 25 – 2018
-
Leticia Lima Dionizio,
Marina Horta Freire,
MUSICOTERAPIA E ESPIRITUALIDADE: A MÚSICA CRISTÃ NO CONTEXTO MUSICOTERAPÊUTICO HOSPITALAR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 25 – 2018
<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.