Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
- Laryane Carvalho Lourenço da Silva
-
Enviado
-
29 junho 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumo
Observamos que um dos grandes desafios da Musicoterapia nos dias atuais, além de sua busca por uma fundamentação teórica e legitimação dos espaços por ela ocupados, é a inserção de sua prática nos diversos contextos problemáticos e complexos que encontramos em nossos países latinos, já que dividimos com estes, situações semelhantes de desigualdade social. Dentre esses contextos, destacamos a prática educacional nas escolas públicas brasileiras, especificamente, nas do Rio de Janeiro, que encontra dificuldades reais no que condiz às condições de trabalho, de ensino e estruturais. Este artigo apresentará e tentará “pensar junto” sobre a prática da Musicoterapia num espaço educacional, o limite difuso existente entre a Musicoterapia e a educação neste espaço, e principalmente, a necessidade de um diálogo cada vez mais interdisciplinar nas escolas públicas brasileiras com o intuito de abrir soluções coletivas para a superação de suas dificuldades.
-
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Tereza Raquel de M. Alcântara-Silva,
Jonathas Paiva Carneiro Carneiro,
Sarah Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Flavio José Ferreira Costa,
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MUSICOTERAPIA SOBRE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Nicole Jeandot,
A Musicoterapia e a expressão corporal na educação infantil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO I – NÚMERO 2 – 1996
-
Gabriel Estanislau,
Wagner Ribeiro,
Abner Davi Barbosa,
Mariana Oliveira da Cruz Soares,
Marina Horta Freire,
MUSICOTERAPIA E EMPREENDEDORISMO: ESTUDO SOBRE A REMUNERAÇÃO DE MUSICOTERAPEUTAS NA CIDADE DE BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
-
Márcia Cirigliano,
A Canção- Âncora: descrevendo e ilustrando a contratransferência em Musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IX – NÚMERO 7 – 2004
-
Daniele Pendeza,
Graciane Torres de Azevedo,
INTERFACES ENTRE TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO MUSICAL E MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 24 – 2018
-
Luciene Geiger,
Gustavo Andrade de Araujo,
CONTRIBUIÇÕES DA MUSICOTERAPIA PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 23 – 2017
-
Marcus Vinicius Machado de Almeida,
Corpo e Musicoterapia: Singularidades em uma Prática de Reabilitação
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IX – NÚMERO 7 – 2004
-
Ambra Palazzi,
Denise Ren da Fontoura,
MUSICOTERAPIA NA AFASIA DE EXPRESSÃO: UM ESTUDO DE CASO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 20 – 2016
-
Ana Maria Loureiro de Souza Delabary,
A MÚSICA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
-
Isabela Carvalho Guerche,
Pierângela Nota Simões,
LINGUAGEM E SOCIALIZAÇÃO: O TRABALHO MUSICOTERAPÊUTICO EM PESSOAS COM AFASIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.