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Artigos

ANO XX – NÚMERO 25 – 2018

TÉCNICA PROVOCATIVA MUSICAL COMO POSSIBILIDADE TERAPÊUTICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI: UM RELATO DE CASO

  • Leila Verônica da Costa Albuquerque
  • Juliana Ciarlini Costa
  • Ghirlanny da Costa Albuquerque
  • Gislei Frota Aragão
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.25.2018.36
Enviado
28 fevereiro 2021
Publicado
30-12-2018

Resumo

A síndrome genética Rubinstein-Taybi, caracteriza-se por mal formações dos polegares, nariz e face, além de dificuldades respiratórias, digestivas, da fala e retardo mental variável. Sua frequência é relativamente rara, mas vem aumentando nos últimos anos. A musicoterapia vem como uma abordagem terapêutica multidisciplinar, a qual utiliza a música e seus elementos básicos (melodia, harmonia, ritmo e som) para estimular o desenvolvimento ou recuperação de habilidades prejudicadas e o restabelecimento da saúde. O objetivo desse trabalho foi relatar a aplicação da técnica provocativa musical em um paciente com dificuldade na linguagem expressiva e motricidade oral de natureza genética. A técnica consiste em iniciar um trecho musical direcionado ao paciente e por este reconhecido, para que o mesmo se sinta impelido a continuar a ação musical. Foram observadas as reações do paciente ao aplicar a técnica, através de uma análise quanto à possibilidade terapêutica, com aplicação de escala de avaliação musicoterápica. Verificou-se como resultado uma melhoria da motricidade oral, comunicação expressiva e interação social. A importância desse trabalho é apresentar novas possibilidades terapêuticas e ampliar o espectro de atuação da musicoterapia no desenvolvimento das funções cognitivas e verbais.

Referências

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