Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
QUADRO DO DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL INFANTIL DE ZERO A CINCO ANOS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E MUSICOTERAPIA
- Nydia Cabral Coutinho do Rego Monteiro
-
Enviado
-
29 junio 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumen
O objetivo do trabalho é desenvolver um quadro para observação do desenvolvimento de crianças, referentes aos aspectos audiomusicoverbais. Esse quadro deve ser utilizado como instrumento de análise objetiva das realizações observadas nas crianças, possibilitando, assim, seu acompanhamento e a localização de problemas de desenvolvimento. O quadro foi elaborado com base na literatura a respeito dos indicadores que caracterizam os estágios iniciais do desenvolvimento nos campos da: Neurologia, Educação Musical, Musicoterapia e Fonoaudiologia, somados com nossa experiência prática de três décadas de atuação profissional em educação musical, na referida faixa etária. O quadro é aplicado em crianças com desenvolvimento típico (educação) e atípico (centro de reabilitação física) para verificação. Neste segundo ano de uso, acrescentamos material bibliográfico. Foi adotado pelo setor de Musicoterapia da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Dessa forma, podemos concluir que a criação deste material prático auxiliou de forma concreta o trabalho de profissionais da área, proporcionando um melhor acompanhamento de cada paciente e uma melhor compreensão da evolução do tratamento por parte da equipe multidisciplinar.
-
Felipe Fernandes Nascimento,
Kelly Patrícia Lima Nilo,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Estudio de caso sobre canciones compuestas musicoterapia con personas con uso de sustancias nocivas
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Paula Zoe Gelerstein Moreyra,
Verónika Diaz Abrahan,
Modulación del dolor. Una revisión sobre el abordaje a través de la música y las intervenciones vibroacústicos
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Noemi Nascimento Ansay,
Hitos de la creación del campo de la musicoterapia en Paraná: 50 años de AMT-PR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Maria Luiza Silva Pinho,
Verônica Magalhães Rosário,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Musicoterapia com mujeres: una encuesta a partir de la experiencia de profesionales y estudiantes en Brasil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Lia Rejane Mendes Barcellos,
REVISANDO O PASSADO: A TRAJETÓRIA DA REVISTA BRASILEIRA DE MUSICOTERAPIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA NO PAÍS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 20 – 2016
-
Biank Tomaz Gonçalves,
Michele de Souza Senra,
Lia Rejane Mendes Barcellos,
Relaciones afectivas y trastorno del espectro autista: dos reportes de casos en musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Ivan Moriá,
Renato Tocantins Sampaio,
Musicoterapia em salud mental: perspectivas de una práctica antimanicomial
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Henryque de Medeiros Cunha,
Rosemyriam Cunha,
Gislaine Cristina Vagetti,
Brazilian Journal of Music Therapy publications from 2009 to 2019: a scope review
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Vicente Alejandro March Lujan,
Musicoterapia en el S. XXI en España: situación y evolución profesional, formativa y asociativa
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho,
Mauro Pereira Amoroso Anastácio Junior,
PLANIFICACIÓN DE CARRERA EN MUSICOTERAPIA: DESARROLLAR UN PLAN DE ACCIÓN
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.