Este trabalho apresenta uma revisão de literatura e uma proposta de articulação teórica sobre a musicoterapia em grupo. A revisão mostrou o contexto dos manuscritos publicados sobre o tema, nos últimos dez anos, nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Um total de 240 resumos foram lidos e organizados em quadros conforme a característica dos textos, dos participantes e da área de saber dos periódicos. Após a organização dos textos em um painel e dos comentários sobre as publicações, foi tecida uma articulação teórica baseada em autores como Even Ruud, Mercedes Pavlicevic, Milton Santos e Thomas Turino. Essa construção destacou sete marcas do espaço grupal musicoterapêutico: o compartilhamento que potencializa a participação das pessoas de acordo com suas possibilidades de ação; o espaço grupal musicoterapêutico como o locus da expressão da coletividade, sem que a individualidade seja desconsiderada; a presença do/a musicoterapeuta; a consideração do tempo de elaboração do participante para entender-se na execução e colaboração com os demais na ação grupal; as especificidades da música que permeia o espaço relacional do grupo; a estimulação da cognição sensível; o processo grupal fundado em técnicas e procedimentos da musicoterapia.
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