Cerca de 1% da população brasileira é acometida por duas ou mais deficiências em um mesmo indivíduo. Este trabalho visou avaliar o efeito do tratamento musicoterapeutico nas habilidades comunicativas de crianças com deficiências múltiplas. Método: Ensaio controlado randomizado incluindo 42 indivíduos com deficiências múltiplas, divididos em grupo experimental e controle. O grupo experimental recebeu 18 sessões de tratamento. A avaliação foi feita pela escala ADL (avaliação do desenvolvimento da linguagem). Resultados: O TEP calculado para a comparação do grupo experimental e do grupo controle a partir da mudança de escores entre os dois períodos de tempo foi de 1.02 (IC 95% 0.36 a 1.64, P=0.001) para linguagem compreensiva e um TEP calculado em 1.49 (IC 95% 0.78 a 2.14, P<0.001) para a linguagem expressiva; valores estes considerados de efeito moderado para estudos biomédicos. Conclusão: Esse estudo demonstrou um efeito terapêutico positivo da musicoterapia para esta população.
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