Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XVIII – NÚMERO 21 – 2016

TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA IMPROVISATION ASSESSMENT PROFILES (IAPs) PARA USO NO BRASIL: PARTE 2

  • Gustavo Schulz Gattino
  • Karina Daniela Ferrari
  • Graciane Azevedo
  • Felipe de Souza
  • Flavia Christine Dal Pizzol
  • Daniel da Conceição Santana
Enviado
29 março 2021
Publicado
30-12-2016

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar a segunda parte da pesquisa sobre a criação da versão para uso no Brasil da escala Improvisation Assessment Profiles (IAPs) a partir dos processos formais de tradução, bem como pela análise do instrumento no que se refere à sua adaptação transcultural. A escala foi avaliada ainda por um conjunto de especialistas que verificou evidências de validade no que se refere ao conteúdo da escala na sua clareza e relevância. Concluindo, a escala apresentou padrões elevados de clareza e relevância e está habilitada para aplicação dentro do território brasileiro.

Referências

  1. AERA, APA & NCME. Standards for Educational and Psychological Testing. Estados Unidos: American Educational Research Association, 2014.
  2. BRUSCIA, K. Improvisational Models of Music Therapy. Springfield: Charles Thomas Publishers, 1987.
  3. BRUSCIA, K. Reconocer, Descubrir, Compartir... en Musicoterapia: Conferencias Porteñas, 2001. Buenos Aires: Asam, 2003.
  4. CARPENTE, J. Individual Music-Centered Assessment Profile for Neurodevelopmental Disorders (IMCAP-ND) – versão brasileira. Tradução por Gustavo Schulz Gattino. North Baldwin: Regina Publishers, 2016.
  5. GATTINO, G.; WALTER, F.; FACCINI, L. Fundamentos sobre validade para o campo musicoterapêutico. Anais... X Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia. Salvador, Bahia, 2010.
  6. GATTINO, G. Musicoterapia aplicada à avaliação da comunicação não verbal de crianças com transtornos do espectro autista: revisão sistemática e estudo de validação. Tese de doutorado. PPG em Saúde da Criança e do Adolescente, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.
  7. GATTINO, G.; ARAUJO, G.; ORTEGA, I.; MAUAT, A. Instrumentos de avaliação em musicoterapia validados no Brasil. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia. Brasília, Distrito Federal, nov 7–9, 2014.
  8. GOTFRIED, T.; THOMPSON, G.; GATTINO, G. Music in everyday life by parents with their children with autism. 10th European Conference of Music Therapy. Viena, Austria, jul 5–9, 2016.
  9. GUILLEMIN, F.; BOMBARDIER, C.; BEATON, D. Cross-cultural adaptation of health-related quality of life measures: literature review and proposed guidelines. Journal of Clinical Epidemiology, vol. 46, p. 1417–1432, 1993.
  10. KIRKLAND, K. (ed.). International Dictionary of Music Therapy. London: FISH Books, 2013.
  11. JACOBSEN, S. Music therapy assessment and development of parental competences in families where children have experienced emotional neglect. Tese de doutorado. Doutorado em Musicoterapia. Universidade de Aalborg. Aalborg, 2012.
  12. SABBATELLA, P. E. Assessment And Clinical Evaluation In Music Therapy: an Overview From Literature And Clinical Practice. Music Therapy Today, vol. 5, n. 1, 2004.
  13. SPERBER, A.D. Translation and validation of study instruments for cross-cultural research. Gastroenterology, vol. 126, p. 124–128, 2004.
  14. STIGE, B. (org). IAP Revisited. Archival material by Nordic Journal of Music Therapy 1998–2008, 2000.
  15. WIGRAM, T.; PEDERSEN, I.; BONDE, L. A Comprehensive Guide to Music Therapy: Theory, Clinical Practice, Research and Training. London: Jessica Kingsley Publishers, 2002.
  16. WILD, D. et al. Principles of good practice for the translation and cultural adaptation process for patient-reported outcomes (PRO) measures: report of the ISPOR task force for translation and cultural adaptation. Value Health, vol. 8, nº 2, p. 94–104, 2005.
  17. WOSCH, T. & WIGRAM, T. (Eds.). Microanalysis: Methods, Techniques and Applications for Clinicians, Researchers, Educators and Students. London: Jessica Kingsley Publishers, 2007.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.