Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XXI – NÚMERO 27 – 2019

A MUSICOTERAPIA, O TELEHEALTH, A PESSOA COM TEA E SEUS FAMILIARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA E REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • André Brandalise
Enviado
20 dezembro 2020
Publicado
20-12-2020

Resumo

o objetivo deste estudo foi o de divulgar uma experiência clínica musicoterapêutica via a utilização do telehealth (teleatendimento) e oferecer uma síntese da literatura acerca das pesquisas, realizadas por profissionais da saúde, com pessoas com TEA e seus familiares via telehealth (intervenção à distância através da utilização de meio tecnológico). Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida e demonstrou haver interesse de algumas áreas do conhecimento acerca da utilização deste tipo de abordagem não somente em decorrência da pandemia do coronavírus como também objetivando possibilitar o tratamento daqueles que não possuem o acesso em suas cidades e viabilizando melhor diálogo entre a pesquisa e a prática. Os estudos demonstram que a abordagem via telehealth é adequada, facilitando, entre outros objetivos, a melhora do comportamento, melhora da comunicação social e cumprimento de tarefas.

Referências

  1. BRANDALISE, André. The Psychodynamics of Music-centered Group Music Therapy with People on the Autistic Spectrum. Tese de doutorado: Temple University, 2015.
  2. CONAUGHTON, Rebecca J.; DONOVAN, Caroline L.; MARCH, Sonja. Efficacy of an internet-based CBT program for children with comorbid high functioning autism spectrum disorder and anxiety: A randomized controlled trial. Journal of Affective Disorders, v. 218, 2017.
  3. GREENSPAN, Stanley; WIEDER, Serena. Engaging Autism. Da Capo Lifelong Books: Philadelphia, 2006.
  4. GREENSPAN, Stanley; TIPPY, G. Respecting Autism: The Rebecca School DIR Casebook for Parents and Professionals. New York, NY: MetSchools Publishing, 2011.
  5. HYDE, Carly; PIZZANO, Maria; McDONALD, Nicole M.; NELSON III, Charles A.; KASARI, Connie; THIELE, Elizabeth A.; JESTE, Shafali S. A telehealth approach to improving clinical trial access for infants with tuberous sclerosis complex. Journal of Neurodevelopmental Disorders, v. 12(3), 2020.
  6. INGERSOLL, Brooke; WAINER, Alysson L.; BERGER, Natalie I.; PICKARD, Katherine E.; BONTER, Nicole. Comparison of a self-directed and therapist-assisted telehealth parent-mediated intervention for children with ASD: A pilot RCT. Journal of Autism Developmental Disorders, v. 46, 2016.
  7. LINDGREN, Scott; WACKER, David; SCHIELTZ, Kelly; SUESS, Alyssa; PELZEL, Kelly; KOPELMAN, Todd; LEE, John; ROMANI, Patrick; O’BRIEN, Mathew. A randomized controlled trial of functional communication training via telehealth for young children with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, Abril, 2020.
  8. RUBLE, Lisa A.; McGREW, John H.; TOLAND, Michael D.; DALRYMPLE, Nancy J. A randomized controlled trial of COMPASS web-based and face-to-face teacher coaching in autism. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 81(3), 2013.
  9. SHIRE, Stephanie Y.; WORTHMAN, Lisa Baker; SHIH, Wendy; KASARI, Connie. Comparison of face-to-face and remote support for interventionists learning to deliver JASPER intervention with children who have autism. Journal of Behavioral Education, 2020.
  10. SOLOMON, Richard. Autism: The Potential Within. Lulu Publishing Services: EUA, 2016.
  11. VISMARA, Laurie A.; McCORMICK, Carolyn E. B.; WAGNER, Amy L.; MONLUX, Katernia; NADHAN, Anna; YOUNG, Gregory S. Telehealth parent training in the Early Start Denver Model: Results from a randomized controlled study. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 33(2), 2018.
  12. VOSS, Catalin; SCHWARTZ, Jessey; DANIELS, Jena; KLINE, Aaron; HABER, Nick; WASHINGTON, Peter; TARIQ, Qandeel; ROBINSON, Thomas N.; DESAL, Manisha; PHILLIPS, Jennifer M.; FEINSTEIN, Carl; WINOGRAD, Terry; WALL, Dennis P. Effect of wearable digital intervention on improving socialization in children with autism spectrum disorder: A randomized controlled trial. JAMA Pediatrics, v. 173(5), 2019.
  13. UBAM - Diretrizes Nacionais de Atendimentos de Musicoterapia Mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). 25/03/2020. Disponível em: http://ubammusicoterapia.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Diretrizes-Musicoterapia-e-TICs.pdf

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>