Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
QUADRO DO DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL INFANTIL DE ZERO A CINCO ANOS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E MUSICOTERAPIA
- Nydia Cabral Coutinho do Rego Monteiro
-
Enviado
-
29 junio 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumen
O objetivo do trabalho é desenvolver um quadro para observação do desenvolvimento de crianças, referentes aos aspectos audiomusicoverbais. Esse quadro deve ser utilizado como instrumento de análise objetiva das realizações observadas nas crianças, possibilitando, assim, seu acompanhamento e a localização de problemas de desenvolvimento. O quadro foi elaborado com base na literatura a respeito dos indicadores que caracterizam os estágios iniciais do desenvolvimento nos campos da: Neurologia, Educação Musical, Musicoterapia e Fonoaudiologia, somados com nossa experiência prática de três décadas de atuação profissional em educação musical, na referida faixa etária. O quadro é aplicado em crianças com desenvolvimento típico (educação) e atípico (centro de reabilitação física) para verificação. Neste segundo ano de uso, acrescentamos material bibliográfico. Foi adotado pelo setor de Musicoterapia da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Dessa forma, podemos concluir que a criação deste material prático auxiliou de forma concreta o trabalho de profissionais da área, proporcionando um melhor acompanhamento de cada paciente e uma melhor compreensão da evolução do tratamento por parte da equipe multidisciplinar.
-
Talita Faria Almeida,
Claudia Regina de Oliveira Zanini,
Ludmila de Castro Silva,
Roberta Borges dos Santos,
A RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS SONORO-MUSICAIS E A DINÂMICA DO GRUPO EM MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
Leila Verônica da Costa Albuquerque,
Juliana Ciarlini Costa,
Ghirlanny da Costa Albuquerque,
Gislei Frota Aragão,
TÉCNICA PROVOCATIVA MUSICAL COMO POSSIBILIDADE TERAPÊUTICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI: UM RELATO DE CASO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 25 – 2018
-
Rosemyriam Cunha,
Cynara Molina de Freitas,
Felipe de P. Silva,
Fernanda Perla R. A.Aragão,
Fernando Toshikazu Senda,
Henryque de M. Cunha,
Júlia A. Ramos,
Maico A. Lourenção,
Stefanie M. Reis,
Musicoterapia en la enseñanza remota
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Mauro Pereira Amoroso Anastacio Junior,
MUSICOTERAPIA NA GERONTOLOGIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 27 – 2019
-
Daniéli Busanello Krob,
Laura Franch Schmidt da Silva,
“COMIGO NÃO, VIOLÃO!”: MUSICOTERAPIA COM MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
-
Paula Harada,
Noemi Nascimento Ansay,
ÉTICA: DA REFLEXÃO À PRÁTICA, NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Patricia L. Sabbatella,
Melissa Mercadal-Brotons,
PERFIL PROFESIONAL Y LABORAL DE LOS MUSICOTERAPEUTAS ESPAÑOLES: UN ESTUDIO DESCRIPTIVO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 17 – 2014
-
Andre Brandalise,
PLASTICITY AND ELASTICITY: QUALITIES OF THE MUSIC THERAPY ROOM
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 22 – 2017
-
Cláudia Fernandes Laham,
Cristiane Amorosino,
MUSICOTERAPIA E CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO TEÓRICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
-
Mariana Carvalho Caribé de Araújo Pinho,
Belkis Vinhas Trench,
MUSICOTERAPIA E O CUIDADO AO CUIDADOR: UMA EXPERIÊNCIA JUNTO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA FAVELA MONTE AZUL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.