Artigos
ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
O MOVIMENTO ESTUDANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA MUSICOTERAPIA: A EXPERIÊNCIA DO CAMT-RJ/CBM-CEU
- Pollyanna Ferrari
- Lucas Antunes Tibúrcio
- Ana Carolina Arruda
-
Enviado
-
1 julio 2021
-
Publicado
-
30-12-2009
Resumen
O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca do papel do movimento estudantil da graduação em Musicoterapia, frente aos desafios dessa profissão. Para isso, evidencia a importância da ação dos Centros e Diretórios Acadêmicos nos âmbitos educacionais, culturais e sócio-políticos. É fundamental, para tanto, o esclarecimento das funções de um Centro Acadêmico, bem como de suas possíveis áreas de atuação. Ilustra-se, a título de exemplificação, a atividade do Centro Acadêmico de Musicoterapia – Rio de Janeiro, do Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CAMT-RJ/CBM-CEU), discorrendo sobre seu histórico. Baseia-se na produção literária de musicoterapeutas acerca da formação profissional, atualização, atuação e da mobilização política da categoria. Espera-se, com este artigo, incentivar a criação de Centros Acadêmicos e de outras entidades representativas dos estudantes de Musicoterapia, a nível estadual e federal, bem como o fortalecimento e ampliação do movimento estudantil e, por consequência, do movimento da classe musicoterapêutica.
-
Fernanda Valentin,
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Maria Inês Gandolfo Conceição,
Ana Paula Gonçalves dos Santos,
MÚSICA E MUSICOTERAPIA COM FAMÍLIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 18 – 2015
-
Maeve Andrade,
Rosemyriam Cunha,
A DIMENSÃO DE SAÚDE NO CONTEXTO DA PRÁTICA DA MUSICOTERAPIA SOCIAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 18 – 2015
-
Marly Chagas,
Musicoterapia em Psico-oncolagia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IX – NÚMERO 7 – 2004
-
Diego Schapira,
Teoría, Lenguaje y Ética en Musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO I – NÚMERO 1 – 1996
-
Alexandre Mauat da Silva,
Gustavo Schultz Gattino,
Gustavo Andrade de Araujo,
Luiza Monteavaro Mariath,
Rudimar dos Santos Riesgo,
Lavinia Schuler-Faccini,
TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO E VALIDAÇÃO DA ESCALA INDIVIDUALIZED MUSIC THERAPY ASSESSMENT PROFILE (IMTAP) PARA USO NO BRASIL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Talita Faria Almeida,
Claudia Regina de Oliveira Zanini,
Ludmila de Castro Silva,
Roberta Borges dos Santos,
A RELAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS SONORO-MUSICAIS E A DINÂMICA DO GRUPO EM MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
Nydia Cabral Coutinho do Rego Monteiro,
QUADRO DO DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL INFANTIL DE ZERO A CINCO ANOS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Sofia Cristina Dreher,
A MUSICOTERAPIA E SUA INSERÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS – ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Carolina Batista,
Rosemyriam Cunha,
A INSERÇÃO DA MUSICOTERAPIA NA ROTINA DE VIDA DE UMA COMUNIDADE ALBERGADA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Fernando Pereira,
Musicoterapia para gestantes
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO I – NÚMERO 2 – 1996
<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.