Artigos
ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
MÚSICA NO COTIDIANO DE PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DO EDUCADOR MUSICAL E MUSICOTERAPEUTA
- Thabata Moraes Silva
- Noemi Nascimento Ansay
-
Enviado
-
24 fevereiro 2021
-
Publicado
-
30-06-2019
Resumo
Pessoas surdas, historicamente, sofreram e sofrem exclusão educacional, social e cultural em nossa sociedade. Em contrapartida a comunidade surda mostra empenho na construção de conhecimento, nas discussões sobre as singularidades culturais, artísticas e didáticas que envolvem esse grupo. Pensando nisso, o objetivo da pesquisa foi investigar a importância da música no cotidiano das pessoas surdas. Para isso, foi aplicado um questionário, com perguntas abertas e fechadas utilizando a ferramenta Google Forms. O trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética/Plataforma Brasil e pode ser localizado através do número CAAE 80787617.0.0000.0094. O público alvo foram pessoas surdas maiores de 18 anos que concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foram computadas e analisadas 47 respostas ao questionário. A partir de uma reflexão dos resultados da pesquisa, conclui-se a necessidade de elaborar e adaptar métodos e técnicas da musicoterapia e educação musical que enfatizem as preferências e formas de vivenciar música pontuadas pelos participantes. E, dessa forma, instrumentalizar musicoterapeutas e educadores musicais, para atender pessoas surdas, proporcionando uma melhor relação desse sujeito com a música e sua inserção na sociedade.
-
Fernanda Perla R. A. Aragão,
Felipe de Paula Silva,
Sheila M. Ogasavara Beggiato,
“Cantação de História”: um relato de experiência baseado na adaptação da técnica de contar estória
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
André Brandalise,
Aigen, Kenneth. The Study of Music Therapy: Current Issues and Concepts. Nova York: Routledge, 2014.
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Graciela Broqua,
RITMOS DIÁRIOS ANTES E DURANTE A QUARENTENA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Shirlene Vianna Moreira,
Tereza Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Delson José da Silva,
Marcos Moreira,
NEUROMUSICOTERAPIA NO BRASIL: ASPECTOS TERAPÊUTICOS NA REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
Graciela I. Broqua,
Vozes com traqueotomia: experiência profissional reflexiva em musicoterapia com deficiência múltipla em um centro educacional-terapêutico
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Mariana Késsia Andrade Araruna,
Renato Tocantins Sampaio,
ADEQUAÇÃO DE PROTOCOLO CLÍNICO PARA PACIENTE COM AFASIA GLOBAL E DISARTRIA POR SEQUELA DE AVCi
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Clara Marcia Piazzetta,
Noemi Nascimento Ansay,
Rosemyriam Cunha,
CENTRO DE ATENDIMENTO E PESQUISA EM MUSICOTERAPIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE CURITIBA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Tereza Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Eliane Correia Miotto,
Shirlene Vianna Moreira,
MUSICOTERAPIA, REABILITAÇÃO COGNITIVA E DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 17 – 2014
-
Mariana Cardoso Puchivailo,
Adriano Furtado Holanda,
A HISTÓRIA DA MUSICOTERAPIA NA PSIQUIATRIA E NA SAÚDE MENTAL: DOS USOS TERAPÊUTICOS DA MÚSICA À MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Pollyanna Ferrari,
Lucas Antunes Tibúrcio,
Ana Carolina Arruda,
O MOVIMENTO ESTUDANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA MUSICOTERAPIA: A EXPERIÊNCIA DO CAMT-RJ/CBM-CEU
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.