Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
Resumo
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
Referências
- ANAIS DO ENCONTRO DE MUSICOTERAPIA DO RIO DE JANEIRO DE 2008.
- ANAIS DO FÓRUM PARANAENSE DE MUSICOTERAPIA DE: 1999 À 2008.
- BENENZON, Rolando O. Manual de Musicoterapia; tradução de Clementina Nastari – Rio de Janeiro: Enelivros, 1985.
- INFOMT – Informativo de Musicoterapia da Universidade de Ribeirão Preto, nº 1 à 16, UNAERP: Ribeirão Preto, São Paulo.
- MENDES, Enicéia. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular. In: Almeida M. e Marquezine M. (Orgs.). Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial. Londrina: UEL, 2001, p. 127–126.
- MENDES, Enicéia; NENES, Tânia. Conselhos de defesa de direitos da pessoa com deficiência. In: Almeida M. e Marquezine M. (Orgs.). Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial. Londrina: UEL, 2001, p. 35–52.
- __________________________ Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial. Almeida M. e Marquezine M. (Orgs.). Londrina: UEL, 2001.
- OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; OLIVEIRA, Ana Maria de. Breves considerações a respeito da Fenomenologia e do Método Fenomenológico. Artigo publicado no site:
- www.fucamp.com.br/nova/revista/revista0709.pdf. Acesso em setembro de 2010.
- RBM – Revista Brasileira de Musicoterapia – Ano I, nº 2, 1996; Ano X, nº 8, 2006 – Rio de Janeiro.
- RDM – Boletim da ABM – Associação Brasileira de Musicoterapia, número 8, de 1968 à 1978, volume IV; número 2, de 1974, volume II; número 4 e 5, de 1976 e 1977, volume IV – Rio de Janeiro.
- SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música, seus usos e recursos. São Paulo: UNESP, 2002.
-
Abner Davi Barbosa,
Gabriel Estanislau,
Renato Tocantins Sampaio,
Marina Horta Freire,
A NÃO ADESÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM GRUPO DE MUSICOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 24 – 2018
-
Mariana Carvalho Caribé de Araújo Pinho,
Belkis Vinhas Trench,
MUSICOTERAPIA E O CUIDADO AO CUIDADOR: UMA EXPERIÊNCIA JUNTO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA FAVELA MONTE AZUL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
-
Melyssa Woituski,
André Brandalise Brandalise,
Gustavo Schulz Gattino,
Gustavo Andrade de Araújo,
A IMPROVISAÇÃO E O JOURNAL OF MUSIC THERAPY: HOUVE UM PERÍODO DE “SURDEZ” DA COMUNIDADE MUNDIAL EM RELAÇÃO AO MÉTODO?
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 22 – 2017
-
Douglas Nogueira Santos,
Hérica Correa Leonel de Pontes,
Juliana Rodrigues Soares,
Adriana Leite Martins,
A INFLUÊNCIA DA MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Gregório José Pereira de Queiroz,
MÁRIO DE ANDRADE E A MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 21 – 2016
-
Gina Paola Ramos Aroca,
EFECTOS DEL CORO TERAPEUTICO SOBRE LA CALIDAD DE VIDA EN POBLACION ADULTA MAYOR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Laryane Carvalho Lourenço da Silva,
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Patricia L. Sabbatella,
Melissa Mercadal-Brotons,
PERFIL PROFESIONAL Y LABORAL DE LOS MUSICOTERAPEUTAS ESPAÑOLES: UN ESTUDIO DESCRIPTIVO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 17 – 2014
-
Daniéli Busanello Krob,
Laura Franch Schmidt da Silva,
“COMIGO NÃO, VIOLÃO!”: MUSICOTERAPIA COM MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
-
Rosemyriam Cunha,
Cynara Molina de Freitas,
Felipe de P. Silva,
Fernanda Perla R. A.Aragão,
Fernando Toshikazu Senda,
Henryque de M. Cunha,
Júlia A. Ramos,
Maico A. Lourenção,
Stefanie M. Reis,
Musicoterapia no ensino remoto
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.