Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
Resumo
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
Referências
- ANAIS DO ENCONTRO DE MUSICOTERAPIA DO RIO DE JANEIRO DE 2008.
- ANAIS DO FÓRUM PARANAENSE DE MUSICOTERAPIA DE: 1999 À 2008.
- BENENZON, Rolando O. Manual de Musicoterapia; tradução de Clementina Nastari – Rio de Janeiro: Enelivros, 1985.
- INFOMT – Informativo de Musicoterapia da Universidade de Ribeirão Preto, nº 1 à 16, UNAERP: Ribeirão Preto, São Paulo.
- MENDES, Enicéia. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular. In: Almeida M. e Marquezine M. (Orgs.). Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial. Londrina: UEL, 2001, p. 127–126.
- MENDES, Enicéia; NENES, Tânia. Conselhos de defesa de direitos da pessoa com deficiência. In: Almeida M. e Marquezine M. (Orgs.). Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial. Londrina: UEL, 2001, p. 35–52.
- __________________________ Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial. Almeida M. e Marquezine M. (Orgs.). Londrina: UEL, 2001.
- OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; OLIVEIRA, Ana Maria de. Breves considerações a respeito da Fenomenologia e do Método Fenomenológico. Artigo publicado no site:
- www.fucamp.com.br/nova/revista/revista0709.pdf. Acesso em setembro de 2010.
- RBM – Revista Brasileira de Musicoterapia – Ano I, nº 2, 1996; Ano X, nº 8, 2006 – Rio de Janeiro.
- RDM – Boletim da ABM – Associação Brasileira de Musicoterapia, número 8, de 1968 à 1978, volume IV; número 2, de 1974, volume II; número 4 e 5, de 1976 e 1977, volume IV – Rio de Janeiro.
- SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música, seus usos e recursos. São Paulo: UNESP, 2002.
-
Douglas Nogueira Santos,
Hérica Correa Leonel de Pontes,
Juliana Rodrigues Soares,
Adriana Leite Martins,
A INFLUÊNCIA DA MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Laryane Carvalho Lourenço da Silva,
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Gina Paola Ramos Aroca,
EFECTOS DEL CORO TERAPEUTICO SOBRE LA CALIDAD DE VIDA EN POBLACION ADULTA MAYOR
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Leila Verônica da Costa Albuquerque,
Juliana Ciarlini Costa,
Ghirlanny da Costa Albuquerque,
Gislei Frota Aragão,
TÉCNICA PROVOCATIVA MUSICAL COMO POSSIBILIDADE TERAPÊUTICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI: UM RELATO DE CASO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 25 – 2018
-
José Davison da Silva Júnior,
Leomara Craveiro de Sá,
Maria Márcia Bachion,
INTERFACES ENTRE MUSICOTERAPIA E BIOÉTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Andre Brandalise,
A APLICAÇÃO DA MÚSICA, REALIZADA POR MUSICOTERAPEUTAS E POR OUTROS PROFISSIONAIS, COM BEBÊS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 21 – 2016
-
Lia Rejane Mendes Barcellos,
As “Experiências Musicoterápicas” nos Cursos de Musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IX – NÚMERO 7 – 2004
-
Thiago Bueno Reimberg,
O DISCURSO POÉTICO EM MUSICOTERAPIA: UMA ELUCIDAÇÃO FILOSÓFICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
-
Rosalina Gonçalves Abadia,
Ivany Fabiano Medeiros,
Fernando Gonçalves Abadia,
Tereza Raquel M. Alcântara-Silva,
MUSICOTERAPIA E SÍNDROME DE ASPERGER: RELATO DE EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Leomara Craveiro de Sá,
MÚSICA, CÉREBRO E REGULAÇÃO TEMPORAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.