Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julho 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumo
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
André Brandalise,
A APLICAÇÃO TERAPÊUTICA DA MÚSICA NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM IMPLANTE COCLEAR (IC): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 18 – 2015
-
Carolina Ferreira Santos,
MÚSICA, MUSICOTERAPIA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 24 – 2018
-
Anamaria Marques Vincenzi,
Gustavo Andrade de Araújo,
Gustavo Schulz Gattino,
AUTISMO E O EMPODERAMENTO MATERNO ATRAVÉS DA MUSICOTERAPIA IMPROVISACIONAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 23 – 2017
-
Dirce Stein Backes,
Jane Santiago Sasso,
Simone Barbosa Pereira,
CUIDADO DE ENFERMAGEM POR MEIO DE ACORDES MUSICAIS: SIGNIFICADOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Douglas Nogueira Santos,
Hérica Correa Leonel de Pontes,
Juliana Rodrigues Soares,
Adriana Leite Martins,
A INFLUÊNCIA DA MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
-
Andre Brandalise,
PLASTICIDADE E ELASTICIDADE: QUALIDADES DO SETTING DE MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 22 – 2017
-
Paula Harada,
Noemi Nascimento Ansay,
ÉTICA: DA REFLEXÃO À PRÁTICA, NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Laryane Carvalho Lourenço da Silva,
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Rosemyriam Cunha,
Cynara Molina de Freitas,
Felipe de P. Silva,
Fernanda Perla R. A.Aragão,
Fernando Toshikazu Senda,
Henryque de M. Cunha,
Júlia A. Ramos,
Maico A. Lourenção,
Stefanie M. Reis,
Musicoterapia no ensino remoto
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Mariana Carvalho Caribé de Araújo Pinho,
Belkis Vinhas Trench,
MUSICOTERAPIA E O CUIDADO AO CUIDADOR: UMA EXPERIÊNCIA JUNTO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA FAVELA MONTE AZUL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 13 – 2012
<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.