Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julho 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumo
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
Alexandre Mauat da Silva,
Gustavo Schultz Gattino,
Gustavo Andrade de Araujo,
Luiza Monteavaro Mariath,
Rudimar dos Santos Riesgo,
Lavinia Schuler-Faccini,
TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO E VALIDAÇÃO DA ESCALA INDIVIDUALIZED MUSIC THERAPY ASSESSMENT PROFILE (IMTAP) PARA USO NO BRASIL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Mayara Kelly Alves Ribeiro,
Tereza Raquel de M. Alcântara-Silva,
Jonathas Paiva Carneiro Carneiro,
Sarah Raquel de Melo Alcântara-Silva,
Flavio José Ferreira Costa,
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MUSICOTERAPIA SOBRE A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 14 – 2013
-
Andressa Arndt,
Sheila Volpi,
A CANÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MUSICOTERAPIA: HISTÓRIA DE MULHERES EM SOFRIMENTO PSÍQUICO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIV – NÚMERO 12 – 2012
-
Nydia Cabral Coutinho do Rego Monteiro,
QUADRO DO DESENVOLVIMENTO AUDIOMUSICOVERBAL INFANTIL DE ZERO A CINCO ANOS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E MUSICOTERAPIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Sofia Cristina Dreher,
A MUSICOTERAPIA E SUA INSERÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS – ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
-
Reinaldo Lafuza Junior,
Sheila Beggiato,
A PERSPECTIVA DE MUSICOTERAPEUTAS SOBRE OS FENÔMENOS INTERATIVOS NO TRABALHO COM GRUPOS EM SAÚDE MENTAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Leila Verônica da Costa Albuquerque,
Juliana Ciarlini Costa,
Ghirlanny da Costa Albuquerque,
Gislei Frota Aragão,
TÉCNICA PROVOCATIVA MUSICAL COMO POSSIBILIDADE TERAPÊUTICA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI: UM RELATO DE CASO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 25 – 2018
-
André Brandalise,
UMA EXPERIÊNCIA DE ADAPTAÇÃO: UM ESTUDO QUALITATIVO ‘ARTS-BASED’ EM COMBINAÇÃO COM MODELO HEURÍSTICO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 20 – 2016
-
Marina Reis Toffolo,
Mara Reis Toffolo,
IMPROVISAÇÃO NO SETTING MUSICOTERÁPICO: UMA EXPERIÊNCIA COM PACIENTES ADULTOS CEGOS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Patricia L. Sabbatella,
El Desarrollo Profesional De La Musicoterapia: Un Diseño De Investigación En El Contexto Iberoamericano
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO IV – NÚMERO 5 – 2001
<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.