Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
- Laryane Carvalho Lourenço da Silva
-
Enviado
-
29 junio 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumen
Observamos que um dos grandes desafios da Musicoterapia nos dias atuais, além de sua busca por uma fundamentação teórica e legitimação dos espaços por ela ocupados, é a inserção de sua prática nos diversos contextos problemáticos e complexos que encontramos em nossos países latinos, já que dividimos com estes, situações semelhantes de desigualdade social. Dentre esses contextos, destacamos a prática educacional nas escolas públicas brasileiras, especificamente, nas do Rio de Janeiro, que encontra dificuldades reais no que condiz às condições de trabalho, de ensino e estruturais. Este artigo apresentará e tentará “pensar junto” sobre a prática da Musicoterapia num espaço educacional, o limite difuso existente entre a Musicoterapia e a educação neste espaço, e principalmente, a necessidade de um diálogo cada vez mais interdisciplinar nas escolas públicas brasileiras com o intuito de abrir soluções coletivas para a superação de suas dificuldades.
-
Thabata Moraes Silva,
Noemi Nascimento Ansay,
MÚSICA NO COTIDIANO DE PESSOAS SURDAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DO EDUCADOR MUSICAL E MUSICOTERAPEUTA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 26 – 2019
-
Marina Horta Freire,
Gleisson do Carmo de Oliveira,
Maria Betânia Parizzi,
Música e autismo: um relato de experiência entre a musicoterapia e a educação musical especial
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MUSICOTERAPIA
-
Carolina Ferreira Santos,
MÚSICA, MUSICOTERAPIA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XX – NÚMERO 24 – 2018
-
Aline Moreira Brandão André,
Cybelle Maria Veiga Loureiro,
MUSICOTERAPIA, AUTISMO E ESCALA DE COMUNICABILIDADE MUSICAL: UM ESTUDO DE CASO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIX – NÚMERO 23 – 2017
-
Paulo Eduardo Mauá,
Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets,
COVID-19 PANDEMIA: POSIBILIDADES DE DEMOCRATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN A DISTANCIA EN EL PROCESO DE INCLUSIÓN DE LA MÚSICA DIGITAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Allana G. M. Santana,
Fabiane M. Shimoze,
Clara Y. Ikuta,
A EXPERIÊNCIA DO USO DA ESCALA INDIVIDUALIZED MUSIC THERAPY ASSESSMENT PROFILE (IMTAP) EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Alexandre Ariza Gomes de Castro,
Fernanda Valentin,
Leomara Craveiro de Sá,
ATUAÇÃO E PERFIL DO MUSICOTERAPEUTA ORGANIZACIONAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVII – NÚMERO 19 – 2015
-
Marcello Santos,
Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro,
MUSICOTERAPIA EM AÇÃO: PRIMEIROS MOVIMENTOS DA INVENÇÃO DE UMA PROFISSÃO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Leila Brito Bergold,
Marly Chagas,
Neide Aparecida Titonelli Alvim,
Dirce Stein Backes,
A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NA HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR: INTERFACES DA MUSICOTERAPIA E ENFERMAGEM
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XI – NÚMERO 9 – 2009
-
Ana Lucia de Abreu Braga,
Noemi Lang,
PESQUISANDO A "INCLUSÃO" NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.