Artigos
ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
PANDEMIA DA COVID-19: POSSIBILIDADES PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PROCESSO DE INCLUSÃO MUSICAL DIGITAL
- Paulo Eduardo Mauá
- Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets
Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre um processo de inclusão musical digital para adultos cegos ou com baixa visão do Projeto Música Transformando Vidas (PROMUVI) realizado na Baixada Santista, São Paulo, durante a pandemia de COVID-19. A maioria dos participantes do projeto, relatou vontade de continuar com as aulas virtuais após o final da pandemia, mesmo com os problemas de delay, reverberação, quedas de internet o que muito dificultou a apreciação musical do grupo. Novas formas de ensinar e aprender aumentam a diversidade das maneiras pelas quais se transmite música e inclusão. Este é um fenômeno que pode ser observado nesse tempo peculiar de pandemia. E o mais importante durante a realização desse projeto de forma virtual foi o “fazer música”. Pode-se dizer que o PROMUVI demonstrou o musicking durante seus ensaios, também entendido como musicalidade em ação que permite explorar a diversidade de relações humanas. Que a estreita e desafiante relação estabelecida entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o Ensino à Distância e a inclusão digital, realce a necessidade constante de construirmos novas formas de práticas educacionais e musicais com espaço para o valor que esse fazer musical tem na vida dos participantes. O PROMUVI continuará com os encontros virtuais, buscando pessoas Brasil afora como forma de inclusão musical, desenvolvimento humano e proporcionando o aprimoramento de profissionais que queiram trabalhar com pessoas com deficiência visual e TIC.
-
Luiz Costa-Lima Neto,
Lia Rejane Mendes Barcellos,
AUDIOBIOGRAFIAS, AUTOBIOGRAFIAS, CANÇÕES PROJETIVAS E A CRIAÇÃO DE COLAGENS E PARÓDIAS MUSICAIS
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 33 – 2022
-
Carolina Cárdenas Correa,
CONSERVACIÓN DE LA MEMORIA EPISODICA EN PACIENTES CON DEMENCIA TIPO ALZHEIMER EFECTOS DE UN PROGRAMA MUSICOTERAPEUTICO CENTRADO EN LA MEMORIA MUSICAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014
-
Bruna Meneses,
Fernanda Santos,
Giovana Brizolla,
Lívia Quintanilha,
Luiz Costa-Lima Neto,
Naurinei Costa,
Paulo Alexandre Monteiro,
Suzana de Alencar Freitas,
Vinicius Martins,
MUSICOTERAPIA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MUSICALIZAÇÃO TERAPÊUTICA: UMA ENTREVISTA COM ANA SHEILA TANGARIFE
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
-
Ludmila da Castro Silva,
Talita Faria Almeida,
Tereza Raquel de Melo Alcântara-Silva,
RELATO DE EXPERIÊNCIA MUSICOTERAPÊUTICA DE PACIENTE ADULTO COM DEFICIÊNCIA MENTAL MODERADA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
-
Jacques Soihet Cohen,
Marcelo Petraglia,
As modalidades do método de composição: práticas recentes no Brasil à luz de Felicity Baker
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Liliam Cafiero Ameal,
Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets,
Alfred Sholl-Franco,
UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXI – NÚMERO 27 – 2019
-
Ana Lucia de Abreu Braga,
Noemi Lang,
PESQUISANDO A "INCLUSÃO" NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO X – NÚMERO 8 – 2006
-
Caroline Karasinski Barros,
Noemi Nascimento Ansay,
A EXPERIÊNCIA DA COMPOSIÇÃO MUSICAL NA MUSICOTERAPIA: REVISÃO DE LITERATURA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XVIII – NÚMERO 20 – 2016
-
Mário Henrique Borges de Oliveira Costa,
Claudia Regina de Oliveira Zanini,
A musicoterapia no tratamento de adolescentes automutiladores
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Daniele Torres de Almeida,
Ana Maria Caramujo Pires de Campos,
EDUCADOR-TERAPEUTA – OS BENEFÍCIOS DO OLHAR DO ESPECIALISTA EM MUSICOTERAPIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XV – NÚMERO 15 – 2013
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.