Artigos
ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO
- Laryane Carvalho Lourenço da Silva
-
Enviado
-
29 junio 2021
-
Publicado
-
30-12-2011
Resumen
Observamos que um dos grandes desafios da Musicoterapia nos dias atuais, além de sua busca por uma fundamentação teórica e legitimação dos espaços por ela ocupados, é a inserção de sua prática nos diversos contextos problemáticos e complexos que encontramos em nossos países latinos, já que dividimos com estes, situações semelhantes de desigualdade social. Dentre esses contextos, destacamos a prática educacional nas escolas públicas brasileiras, especificamente, nas do Rio de Janeiro, que encontra dificuldades reais no que condiz às condições de trabalho, de ensino e estruturais. Este artigo apresentará e tentará “pensar junto” sobre a prática da Musicoterapia num espaço educacional, o limite difuso existente entre a Musicoterapia e a educação neste espaço, e principalmente, a necessidade de um diálogo cada vez mais interdisciplinar nas escolas públicas brasileiras com o intuito de abrir soluções coletivas para a superação de suas dificuldades.
-
Daniel Santana,
Veronica Lelis,
Waleska Tigre,
Estela Candido,
TELE-SERVICIO DE MUSICOTERAPIA A UN GRUPO DE MUJERES EN DISTANCIA SOCIAL
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Felipe Fernandes Nascimento,
Kelly Patrícia Lima Nilo,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Estudio de caso sobre canciones compuestas musicoterapia con personas con uso de sustancias nocivas
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Bruna Meneses,
Fernanda Santos,
Giovana Brizolla,
Lívia Quintanilha,
Luiz Costa-Lima Neto,
Naurinei Costa,
Paulo Alexandre Monteiro,
Suzana de Alencar Freitas,
Vinicius Martins,
MUSICOTERAPIA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MUSICALIZAÇÃO TERAPÊUTICA: UMA ENTREVISTA COM ANA SHEILA TANGARIFE
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020
-
Maria Luiza Silva Pinho,
Verônica Magalhães Rosário,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Musicoterapia com mujeres: una encuesta a partir de la experiencia de profesionales y estudiantes en Brasil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Paula Zoe Gelerstein Moreyra,
Verónika Diaz Abrahan,
Modulación del dolor. Una revisión sobre el abordaje a través de la música y las intervenciones vibroacústicos
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Henryque de Medeiros Cunha,
Rosemyriam Cunha,
Gislaine Cristina Vagetti,
Brazilian Journal of Music Therapy publications from 2009 to 2019: a scope review
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho,
Mauro Pereira Amoroso Anastácio Junior,
PLANIFICACIÓN DE CARRERA EN MUSICOTERAPIA: DESARROLLAR UN PLAN DE ACCIÓN
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Mário Henrique Borges de Oliveira Costa,
Claudia Regina de Oliveira Zanini,
Musicoterapia en el tratamiento de adolescentes automutilantes
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Fernanda Perla R. A. Aragão,
Felipe de Paula Silva,
Sheila M. Ogasavara Beggiato,
El Canto de Cuentos: relato de una experiencia a partir de la adaptación de la técnica de cuentacuentos
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Marli Gimenez,
Pedro Gonçalves,
Scheila Amorim,
MUSICOTERAPIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.