Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julio 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumen
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
Lia Rejane Mendes Barcellos,
Marco Antonio Carvalho Santos,
La Musicoterapia en Brasil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Paula Zoe Gelerstein Moreyra,
Verónika Diaz Abrahan,
Modulación del dolor. Una revisión sobre el abordaje a través de la música y las intervenciones vibroacústicos
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Wagner Junio Ribeiro,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Verônica Rosário Magalhães,
MUSICOTERAPIA, GÉNERO Y SEXUALIDAD
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Clara Márcia de Freitas Piazzetta,
50 años de AMT-PR: compartiendo nuestra historia y celebrando nuestros logros
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Marina Horta Freire,
Aline Moreira Brandão André,
Renato Tocantins Sampaio,
Arthur Melo Kummer,
Eficacia de la Musicoterapia Musicocentrada de Improvisación en el tratamiento de niños preescolares en el Espectro del Autismo: un estudio controlado
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Frederico Pedrosa,
Marina Horta Freire,
Marina Macedo,
Aline Magalhães,
MÚSICA PARA LOS QUE CUIDAN:
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Felipe Fernandes Nascimento,
Kelly Patrícia Lima Nilo,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Estudio de caso sobre canciones compuestas musicoterapia con personas con uso de sustancias nocivas
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Valmir Nogueira da Silva,
Yolanda Aline da Silva,
Evelyn Nunes de Matos,
Gislaine Cristina Vagetti,
Las Contribuciones De Las Experiencias Colectivas En Musicoterapia: Una Revisión Integrativa
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Mauricio Doff Sotta,
Clara Márcia Piazzetta,
El 'Manifiesto por una Ciencia Post-materialista' y la musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Susana Gutiérrez Jiménez,
Musicoterapia en Portugal desde la perspectiva de las Asociaciones
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.