Artigos
ANO XII – NÚMERO 10 – 2010
A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA
- Rosemyriam Cunha
- Magali Dias
-
Enviado
-
1 julho 2021
-
Publicado
-
30-12-2010
Resumo
Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.
-
Lia Rejane Mendes Barcellos,
Marco Antonio Carvalho Santos,
A musicoterapia no Brasil
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Paula Zoe Gelerstein Moreyra,
Verónika Diaz Abrahan,
Modulação da percepção da dor através da música e da vibroacústica. uma revisão da literatura
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Wagner Junio Ribeiro,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Verônica Rosário Magalhães,
MUSICOTERAPIA, GÊNERO E SEXUALIDADE
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 30 – 2021
-
Clara Márcia de Freitas Piazzetta,
50 anos da AMT-PR: compartilhando a trajetória celebrando conquistas
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Marina Horta Freire,
Aline Moreira Brandão André,
Renato Tocantins Sampaio,
Arthur Melo Kummer,
Eficácia da Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada no tratamento de crianças pré-escolares no Espectro do Autismo: um estudo controlado
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
-
Frederico Pedrosa,
Marina Horta Freire,
Marina Macedo,
Aline Magalhães,
MÚSICA PARA QUEM CUIDA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXII – NÚMERO 29 – 2020
-
Felipe Fernandes Nascimento,
Kelly Patrícia Lima Nilo,
Frederico Gonçalves Pedrosa,
Estudo de caso sobre canções compostas em musicoterapia com pessoas com uso prejudicial de substâncias
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXV – NÚMERO 35 – 2023
-
Valmir Nogueira da Silva,
Yolanda Aline da Silva,
Evelyn Nunes de Matos,
Gislaine Cristina Vagetti,
AS CONTRIBUIÇÕES DAS VIVÊNCIAS COLETIVAS NA MUSICOTERAPIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 31 – 2021
-
Mauricio Doff Sotta,
Clara Márcia Piazzetta,
O ‘Manifesto para uma Ciência Pós-materialista’ e a musicoterapia
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022
-
Susana Gutiérrez Jiménez,
Musicoterapia em Portugal desde a perspectiva das associações
,
Brazilian Journal of Music Therapy: ANO XXIII – NÚMERO 32 – EDIÇÃO COMEMORATIVA 25 ANOS – 2021
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.